F1 – Saída de Maldonado da Williams pode abrir a porta para Massa

sexta-feira, 18 de outubro de 2013 às 9:39

Felipe Massa

A saída de Pastor Maldonado da Williams poderia abrir caminho para Felipe Massa, relatou o jornal O Estado de S. Paulo.

O correspondente Livio Oricchio alega que as conversas entre os empresários e patrocinadores de Maldonado e os chefes da organização baseada em Grove estão em andamento.

Comenta-se que o venezuelano perdeu a paciência com a Williams, apesar do fato de sua poderosa patrocinadora, a PDVSA, ainda estar contratualmente presa à equipe britânica. A Williams admite que tem um problema.

“Eu nunca vi um carro de corrida que reage tão pouco às modificações”, declarou Dickie Stanford, veterano diretor da equipe, à Auto Motor und Sport da Alemanha, referindo-se ao FW35 com o qual Maldonado marcou um único ponto em 2013.

Entretanto, um membro não identificado da equipe disse que Maldonado também é parte do problema. “Ele ainda comete muitos erros. Na Coreia, nós lhe dissemos repetidamente no último trecho para cuidar do pneu dianteiro direito, e, se possível, evitar as disputas. Mas o que ele fez? Pilotou como um louco e destruiu seus pneus em três voltas”.

Relatos indicam que Maldonado também deixou seus chefes furiosos quando forçou uma ultrapassagem sobre o companheiro de equipe Valtteri Bottas na última curva da última volta no Japão, lutando por um discreto 16º lugar.

Maldonado estaria visando a vaga de Kimi Raikkonen na Lotus. A equipe aparentemente prefere contratar Nico Hulkenberg, mas isso depende da finalização de sua venda de 35 por cento a um grupo de investidores conhecido como Quantum. “Eles (Quantum) estão sempre dizendo ‘estamos chegando’, mas nada acontece”, declarou uma fonte da Lotus a Oricchio.

É aí que Maldonado poderia entrar. A PDVSA, levando 35 milhões de dólares por ano à Williams, tem mais dois anos de contrato com a organização britânica. Contudo, Oricchio disse que as conversas tratando da saída de Maldonado estão em andamento.

Michael Schmidt, da Auto Motor und Sport, disse que Claire Williams esteve recentemente em Caracas, em meio aos rumores de que a PDVSA poderia pagar milhões para encerrar seu acordo. Oricchio concordou que as conversas se intensificaram desde Suzuka. Assim, a petrolífera venezuelana apoiaria a ida de Maldonado para a Lotus.

Acredita-se que o empresário de Maldonado, Nicolas Todt, está se esforçando para que o acordo aconteça, porque isso abriria a porta da Williams para seu outro piloto, Felipe Massa. O brasileiro, que, segundo relatos, conseguiu um pacote de patrocinadores no valor de cerca de 6 milhões de euros, incluindo a Petrobras, está buscando uma vaga para 2014 após ser dispensado pela Ferrari.

Todt disse: “Sim, tem sido um ano difícil para Pastor, com um carro que não permite que os pilotos marquem pontos. Eles precisam reagir e vêm contratando novas pessoas. No próximo ano, a Williams seria uma opção excelente para Felipe”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.