F1 – Saiba um pouco mais sobre o GP da Europa e a Espanha

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 16:33

O GP da Europa foi disputado pela primeira vez em 1983, e surgiu para preencher um espaço no calendário da Fórmula 1, que naquele ano previa a realização de uma corrida perto do Flushing Meadows Park, em Nova York. Quando o evento foi cancelado três meses antes da data prevista, os organizadores de Brands Hatch puderam criar um GP da Europa naquela pista para substitui-lo.

A prova foi um sucesso e retornou ao calendário do ano seguinte. Porém, Brands Hatch não pôde sediá-la, já que recebia o GP da Inglaterra em anos pares (se alternando com Silverstone), portanto o GP da Europa passou para Nurburgring em 1984. O evento voltou para Brands Hatch em 1985, mas foi substituído pelo GP da Hungria em 1986.

nurburgringEm 1992, existiam planos para um GP da Ásia no ano seguinte visando substituir o GP do México. No entanto, isso acabou não se concretizando, e Bernie Ecclestone adicionou uma corrida em Donington Park ao calendário, trazendo de volta o nome GP da Europa. Essa prova entrou para a história, com Ayrton Senna fazendo uma das primeiras voltas mais fantásticas de todos os tempos e conquistando uma de suas maiores vitórias na Fórmula 1.

A corrida européia foi para Jerez no ano seguinte, e então retornou para Nurburgring. Porém, após reclamações de que nenhum outro país estava recebendo o evento, a prova no circuito alemão passou a ser chamada de GP de Luxemburgo. Jerez recuperou a corrida em 1997, substituindo o GP de Portugal, e sediou a etapa final daquele ano, onde ocorreu o famoso incidente entre Michael Schumacher e Jacques Villeneuve, depois do qual Schumacher foi desclassificado do campeonato.

valencia.2010Em 1998, o GP da Europa foi retirado do calendário, mas retornou em 1999, quando a prova em Nurburgring readotou esse nome. Ela continuou sendo disputada no circuito até 2007. No ano anterior, foi anunciado que ela não seria mais realizada, pois só haveria uma corrida por ano na Alemanha, se alternando entre Hockenheim e Nurburgring. Entretanto, devido a uma disputa relacionada à propriedade do título GP da Alemanha, o evento acabou sendo renomeado para GP da Europa.

Em 2008, o GP da Europa passou a ser disputado no novo circuito de rua de Valência, e isso vem acontecendo ano a ano.

Conheça um pouco mais da Espanha

A Espanha é um país da Europa meridional localizado na península ibérica. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares, no Mediterrâneo, das Canárias, no Atlântico, as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado pela França.

O país está dividido em comunidades autônomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o País Basco, a Comunidade Valenciana e a Catalunha, têm línguas próprias. Desde a sua adesão à União Européia, em 1986, a Espanha tornou-se um país altamente industrializado.

A política de Espanha é o conjunto de condições administrativas que as leis da Espanha ditam para o funcionamento que os órgãos legislativos consideram apta para o país. De acordo com a classificação de sistemas de governo no mundo, a Espanha possui a forma de monarquia parlamentarista, pois seu poder legislativo, (representado na figura das Cortes Gerais), exerce a maior parte da responsabilidade legislativa e de governo.

É um sistema parlamentarista porque, depois das eleições legislativas, o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao Congresso dos Deputados, e se esse o aprovar, o eleito permanece no cargo enquanto conservar a confiança dos deputados; caso contrário, deve renunciar. O Rei pode dissolver as Cortes se não houver um critério uniforme de governo, e então convocam-se novas eleições.

A economia da Espanha é a quinta maior economia da União Europeia e, ainda, a oitava maior do mundo. A economia espanhola está vivendo um intenso crescimento financeiro desde os anos noventa. Este crescimento, no entanto, está desacelerado devido à crise econômica internacional de 2008.

O esporte é dominado principalmente pelo futebol, o basquete, o ciclismo, o tênis, o handebol e pelos esportes a motor, principalmente o motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados em Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos esportes. Na Espanha, acontece anualmente em setembro a Vuelta a España, que junto com o Giro d’Italia e o Tour de France, é uma das três competições ciclísticas mais importantes do mundo. Com o sucesso de Fernando Alonso, a Fórmula 1 vem se tornando cada vez mais popular no país.

O circuito de rua de Valência

valencia drsO circuito de rua de Valência vai receber o GP da Europa de Fórmula 1 durante sete anos. A primeira corrida na pista foi realizada no dia 24 de agosto de 2008, e teve Felipe Massa, da Ferrari, como pole position e vencedor. Lewis Hamilton (McLaren) e Robert Kubica (BMW) completaram o pódio na ocasião.

O traçado utiliza as ruas da área portuária da cidade – incluindo uma seção sobre uma ponte de 140 metros de extensão, e também conta com algumas partes projetadas pelo arquiteto alemão Hermann Tilke exclusivamente para o circuito. A pista possui 5.419km de extensão e um total de 25 curvas – 11 para a direita e 14 para a esquerda. Estima-se que a velocidade máxima fique em torno de 320km/h, e o recorde da volta é de Massa – 1min38s708.

Leandro Schmidt
www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.