F1 – Saiba um pouco mais sobre a Turquia e seu GP

sábado, 14 de novembro de 2020 às 7:00

Istanbul Park, Turquia

A Fórmula 1 chega à 14ª etapa da temporada 2020 neste fim de semana, quando será realizado o GP da Turquia. O evento no circuito de Istambul Park fez sua estréia na categoria em 2005. Naquele ano, a vitória ficou com Kimi Raikkonen, na época piloto da McLaren. Fernando Alonso, da Renault, foi o segundo colocado, depois que o companheiro de Raikkonen, Juan Pablo Montoya, se envolveu em uma confusão com Tiago Monteiro a duas voltas do final e perdeu a posição. O resultado acabou sendo importante na definição do campeonato em favor do espanhol.

Nos três anos seguintes, só deu Felipe Massa. Em 2006, o brasileiro da Ferrari conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em Istambul. Nem mesmo seu companheiro de equipe naquele ano, o sete vezes campeão mundial Michael Schumacher, conseguiu ameaçar sua supremacia. A história se repetiu em 2007 e 2008, pole position e vitória de ponta a ponta, sem dar chance a ninguém. Jenson Button (Brawn), Lewis Hamilton (McLaren) e Sebastian Vettel (Red Bull) foram os últimos vencedores.

GP da Turquia – 2011

Conheça um pouco mais da Turquia

A Turquia é um país eurasiático constituído por uma pequena parte européia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia. Faz fronteira com oito países: a Bulgária a noroeste, a Grécia a oeste, a Geórgia a nordeste, a Armênia, o Irã e o Azerbaijão a leste, e o Iraque e a Síria a sudeste. É banhada pelo Mar Negro ao norte, pelo Egeu e o Mar de Mármara a oeste e pelo Mediterrâneo ao sul. Sua capital é Ancara.

É uma república democrática, multi-partidária e secular, com um sistema de governo parlamentarista. O governo é chefiado por um primeiro-ministro e composto pelo conselho de ministros. O poder legislativo cabe ao governo e à Grande Assembléia Nacional. O poder judiciário é independente do executivo e do legislativo.

As forças armadas da Turquia exercem um papel informal na política do país, autodefinindo-se como as guardiãs da natureza secular e unitária da república. Os partidos políticos considerados anti-seculares ou separatistas pelo judiciário podem ser proibidos. A Turquia é membro das Nações Unidas e do Conselho da Europa, bem como da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Atualmente, estão em andamento as negociações para a adesão do país à União Européia.

A economia da Turquia é formada por uma mistura complexa de indústria e comércio modernos e um setor agrícola tradicional, que em 2005 ainda era responsável por 30% dos empregos. A Turquia dispõe de um setor privado forte e em rápido crescimento, mas o Estado ainda desempenha uma papel importante nas áreas de indústria de base, bancos, transporte e comunicações.

A diversidade da cultura turca reflete a mistura de vários elementos das tradições otomanas, européias e islâmicas. Após a transformação do país em um Estado moderno com nítida separação entre mesquita e Estado, o governo investiu consideravelmente na área de belas artes, inclusive museus, teatros e arquitetura. Hoje, a economia turca é suficientemente próspera para que o setor privado também financie manifestações artísticas. A cultura equilibra-se entre a aspiração de ser “moderna” e ocidental e a necessidade de manter valores religiosos e históricos tradicionais.

Curva 8 – Istambul Park

O circuito de Istambul Park

O traçado do Istambul Park possui 5.338km de extensão e é considerado tanto pelos pilotos quanto pelo fãs um dos melhores já projetados pelo engenheiro alemão Hermann Tilke, responsável pela maioria dos autódromos modernos da Fórmula 1. Ao lado de Interlagos, do Circuito de Rua Marina Bay, em Cingapura, e do Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, é uma das quatro pistas em sentido anti-horário do calendário.

Seu projeto foi influenciado por alguns dos melhores circuitos do mundo. A curva 1 é semelhante ao S do Senna de Interlagos, e também foi comparada ao “saca-rolhas” de Laguna Seca. Há uma curva de alta velocidade em subida parecida com a Eau Rouge de Spa-Francorchamps. E a já famosa curva 8 é tida como uma das melhores e mais desafiadoras da Fórmula 1 atualmente. Com quatro pontos de tangência, os pilotos sofrem uma força de 5g durante quatro segundos enquanto a contornam em alta velocidade.

A arquibancada principal tem capacidade para 25 mil espectadores. Além disso, arquibancadas naturais e temporárias podem proporcionar uma capacidade total para mais de 155 mil pessoas. As construções do paddock são estruturas de dois andares, com o térreo reservado para as equipes e o superior utilizado como área de hospitalidade, com 5 mil vagas adicionais. Em cada lado do paddock, há dois edifícios de sete andares para VIPs.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.