F1 – Saiba como acompanhar e entender a pré-temporada

quinta-feira, 11 de março de 2021 às 17:17

Formula 1

Muitos fãs menos atentos acham que a pré-temporada não vale nada, qualquer um faz o que quiser e os tempos não representam nada.

Isso era verdade até meados da primeira década deste século, quando os testes privados eram permitidos. Realmente naquela época na pré-temporada valia tudo, inclusive andar fora do regulamento com o carro mais leve e detonar. Ou andar mais devagar que o carro podia.

Quase ninguém mostrava seu potencial para os outros, uma vez que podiam andar em outras pistas sozinhos e conhecer o verdadeiro potencial do carro.

Mas a partir do momento que os testes privados foram proibidos, a pré-temporada passou a ser o único momento para as equipes testarem seus carros de verdade, conhecê-los de fato, além de serem obrigadas a andar dentro do regulamento.

A grande mudança para 2021 é que a duração dos testes foi reduzida para apenas 3 dias em vez de 6 como foi em 2020 ou 8 como foi até 2019.

Outra mudança importante este ano é que os testes eram em Barcelona agora serão no Bahrain, um local onde não faz frio e numa pista onde não existe tantos tipos de curva como Barcelona. No Bahrain, carros que escapam além do que deviam de traseira não representam um grande problema, como na maioria das pistas do calendário.

Os testes de pré-temporada não são apenas uma questão de definir a volta mais rápida. As equipes precisam ter certeza de sua confiabilidade, com boa parte do primeiro dia – pela manhã – dedicado a garantir que os sistemas estão funcionando corretamente. Eles também coletarão dados valiosos de desempenho antes do primeiro GP da temporada, que acontece na mesma pista do Bahrain no dia 28 deste mês. Há também a questão de verificar se os dados do mundo real se correlacionam com o que eles viram em suas simulações de CFD e túnel de vento – um fator vital no desenvolvimento de um carro ao longo de uma temporada.

Esses dados são coletados usando uma variedade de sensores e dispositivos, como aparatos aerodinâmicos e pintura super refletiva em algumas partes do carro. Para os pilotos, é claro, é um exercício de aprendizado de sua nova máquina de cima a baixo e de fornecer feedback vital aos engenheiros sobre acerto e desempenho.

Os testes precisam ser acompanhando com atenção. É preciso saber se o piloto está fazendo um stint curto, longo, ou dando uma volta de classificação, além do tipo de pneus que ele está usando. Não basta ver a tabela de tempos final.

Onde posso acompanhar a pré-temporada da F1 2021?
O Autoracing irá mantê-lo atualizado com tudo o que acontece nos testes ao vivo todos os dias no Bahrain, com cobertura ao vivo das 8 da manhã às 13 horas, ou sejam 5 horas ao vivo e depois 24 horas por dia com todas as repercussões de tudo o que aconteceu na pista e fora dela.

A F1TV vai transmitir a pré-temporada da F1 2021 ao vivo, com assinantes do F1TV Pro capazes de assistir a cobertura durante grande parte do dia todos os dias, juntamente com programas completos e melhor tempo ao vivo.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.