F1 – Ross Brawn: Tsunoda é o melhor novato em anos

terça-feira, 30 de março de 2021 às 12:53

Yuki Tsunoda

Ross Brawn, o ex-diretor técnico da Ferrari que também comandou as equipes Honda, Brawn e Mercedes, disse que ficou impressionado com o fim de semana “brilhante” do piloto de 20 anos da AlphaTauri na abertura da temporada.

A Fórmula 1 tem três novatos nesta temporada, o vencedor da Fórmula 2 Mick Schumacher – filho do heptacampeão mundial Michael – e o outro companheiro de equipe da Haas, Nikita Mazepin.

O diretor do automobilismo de Fórmula 1, Ross Brawn, elogiou Yuki Tsunoda como o melhor estreante em anos, depois que o japonês andou muito bem e inclusive marcou pontos em sua estreia no Bahrain no último domingo.

“Ele é o melhor novato que a F1 já teve em anos, tendo sido bastante impressionante em qualquer categoria em que competiu”, disse o britânico em uma coluna para o site oficial da F1.

“Sua promoção pela Red Bull parece uma jogada brilhante. Todos nós podemos nos lembrar dos dias gloriosos de arquibancadas cheias em Suzuka e da paixão dos fãs japoneses.”

“Acho que teremos isso de novo, o que é incrivelmente emocionante.”

Mick Schumacher terminou em P16, rodou e foi o último na pista no domingo, enquanto o russo Nikita Mazepin com cerca de 23 segundos de corrida – a estreia mais curta na F1 desde 2002.

O canadense Nicholas Latifi foi o único estreante no ano passado, não conseguindo marcar um ponto com a Williams, mas o esporte teve uma forte injeção de talento em 2019, quando os britânicos George Russell e Lando Norris saíram da F2.

Russell brilhou no ano passado quando substituiu o heptacampeão Lewis Hamilton na Mercedes para uma corrida no anel externo do Bahrain depois que seu compatriota contratou a Covid-19.

Norris, P4 no domingo pela McLaren, se tornou o mais jovem britânico a subir no pódio da F1 quando ficou em P3 na Áustria no ano passado.

Tsunoda, que foi nono no Bahrain, foi o primeiro japonês a marcar pontos em quase uma década e o 65º piloto a fazê-lo em sua estreia.

Seu resultado foi o melhor resultado de um japonês desde que Kamui Kobayashi terminou em P6 pela Toyota em Abu Dhabi em 2009. Kobayashi também terminou em P9 em sua estreia naquele ano, mas os pontos eram atribuídos apenas aos oito primeiros na época.

O Japão nunca teve um vencedor de corrida de Fórmula 1, muito menos um campeão, mas o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, disse que Tsunoda é a melhor chance até agora.

O último estreante anterior a marcar pontos em sua primeira corrida foi o belga Stoffel Vandoorne com a McLaren em 2016.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.