F1 – Rosberg vence de ponta a ponta em Mônaco

domingo, 26 de maio de 2013 às 11:22

Nico Rosberg

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Nico Rosberg finalmente conquistou a primeira vitória da Mercedes na temporada 2013 da Fórmula 1, liderando de ponta a ponta o GP de Mônaco, que foi interrompido por dois períodos de safety car e uma bandeira vermelha.

A Mercedes não conseguiu repetir sua dobradinha na classificação, já que Lewis Hamilton caiu para quarto, atrás das Red Bulls de Sebastian Vettel e Mark Webber.

Rosberg segurou sua liderança na largada e conseguiu manter uma vantagem de cerca de dois segundos durante a maior parte da prova, seja conservando os pneus ou mostrando seu verdadeiro ritmo.

Hamilton perdeu terreno quando o safety car entrou em meio aos primeiros pit-stops planejados. Felipe Massa repetiu sua batida na classificação na Sainte Devote, provocando a interrupção e sendo levado ao hospital para exames.

Todos aqueles que ainda não haviam parado entraram imediatamente, e Hamilton foi forçado a aguardar atrás do companheiro Rosberg e saiu atrás das duas Red Bulls. Hamilton então passou o restante da corrida atacando Webber. Eles chegaram a ficar lado a lado na Rascasse em certo ponto, mas o inglês não conseguiu passar.

Rosberg não se abalou com uma paralisação no meio da corrida, ocorrida quando um toque entre a Marussia de Max Chilton e a Williams de Pastor Maldonado jogou o venezuelano violentamente nas barreiras da Tabac. Maldonado saiu ileso do acidente, e os comissários puniram Chilton com um drive-through.

Enquanto Rosberg seguia tranquilo rumo à vitória à frente do trem Vettel-Webber-Hamilton, que só se espalhou nos momentos finais, o restante do grupo teve algumas disputas espetaculares e selvagens.

Adrian Sutil, da Force India, fez ultrapassagens corajosas sobre Jenson Button e Fernando Alonso na Loews. Depois, ele se beneficiou quando um toque entre Kimi Raikkonen e Sergio Perez na chicane deixou a Lotus com um pneu furado e a McLaren com danos que obrigaram o mexicano a abandonar.

Button terminou em sexto após ter uma briga com seu companheiro Perez, que cortou a chicane para segurá-lo. Perez recebeu uma ordem para deixar Button passar, mas o superou de maneira limpa no mesmo ponto posteriormente.

Depois, ele teve outro incidente na chicane com Alonso, e desta vez o piloto da Ferrari foi forçado a ceder a posição quando cortou a curva. Raikkonen era o próximo na lista de Perez, mas a manobra na chicane terminou no toque.

Alonso perdeu para Button no congestionamento atrás do carro danificado de Perez e terminou em uma discreta sétima posição. Jean-Eric Vergne chegou colado na Ferrari, em oitavo. Paul di Resta converteu seu 17º lugar no grid em nono, tendo conseguido conservar seus pneus até o final depois de um pit-stop antecipado na volta 9.

A recuperação de Raikkonen acabou lhe rendendo um ponto, com o finlandês ultrapassando Nico Hulkenberg, da Sauber, na última volta.

O outro incidente significativo aconteceu quando Romain Grosjean bateu na traseira de Daniel Ricciardo na chicane, provocando o último safety car. Jules Bianchi também bateu, nas barreiras da Sainte Devote; seu carro foi danificado pelos destroços do acidente entre Chilton e Maldonado.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo
1 Nico Rosberg Mercedes 78 Vencedor
2 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 78 +3.8 s
3 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 78 +6.3 s
4 Lewis Hamilton Mercedes 78 +13.8 s
5 Adrian Sutil Force India-Mercedes 78 +21.4 s
6 Jenson Button McLaren-Mercedes 78 +23.1 s
7 Fernando Alonso Ferrari 78 +26.7 s
8 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 78 +27.2 s
9 Paul di Resta Force India-Mercedes 78 +27.6 s
10 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 78 +36.5 s
11 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 78 +42.5 s
12 Valtteri Bottas Williams-Renault 78 +42.6 s
13 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 78 +43.2 s
14 Max Chilton Marussia-Cosworth 78 +49.8 s
15 Giedo van der Garde Caterham-Renault 78 +62.5 s
16 Sergio Perez McLaren-Mercedes 72 +6 voltas
17 Romain Grosjean Lotus-Renault 63 +15 voltas
18 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 61 +17 voltas
19 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 58 +20 voltas
20 Pastor Maldonado Williams-Renault 44 +34 voltas
21 Felipe Massa Ferrari 28 +50 voltas
22 Charles Pic Caterham-Renault 7 +71 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.