F1 – Rosberg conquista primeira vitória dele e da nova Mercedes na China

domingo, 15 de abril de 2012 às 8:42

F112-Chinapodio

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Finalmente, Nico Rosberg e a Mercedes estão no alto do pódio na F1. O piloto alemão fez uma corrida sem erros no GP da China, terceira etapa em 2012, e, em sua sétima temporada na categoria máxima, obtém a sua primeira vitória.

Foi também o primeiro triunfo da Mercedes na era moderna da F1, com equipe própria. Os alemães, vencedores até se retirarem da competição em 1955, ganharam destaque como fornecedores de motores, e retornaram com sua própria escuderia em 2010.

A dupla da McLaren esteve ao lado de Rosberg no pódio em Xangai, em uma corrida marcada pela diferença de táticas entre dois e três pit stops. Jenson Button poderia até ter vencido se não fosse um erro da equipe na última parada nos boxes, e teve que se contentar com o segundo posto.

Lewis Hamilton repetiu a terceira posição das duas corridas anteriores, e agora lidera o campeonato. Os pilotos da Red Bull apareceram na sequência. Mark Webber foi quarto e o bicampeão Sebastian Vettel quinto. Atrás deles chegou Romain Grosjean (Lotus).

Bruno Senna (Williams) voltou a fazer uma boa corrida e ficou com o sétimo lugar, marcando mais seis pontos. Atrás dele, ainda na zona de pontuação, chegaram Pastor Maldonado (Williams), Fernando Alonso (Ferrari) e Kamui Kobayashi (Sauber).

Felipe Massa (Ferrari) acabou em 13º. O único abandono ao longo das 56 voltas foi de Michael Schumacher. O piloto alemão, segundo no trecho inicial da corrida, teve um problema na roda dianteira direita da sua Mercedes após o primeiro pit stop.

O pole Rosberg manteve a liderança após a largada, seguido por Schumacher, Button, Kimi Raikkonen (Lotus), Hamilton, Kobayashi, Sergio Perez (Sauber), Webber, Alonso, Massa, Senna em 12º e Vettel em 14º. O espanhol logo ultrapassou a Red Bull e as posições se consolidaram.

As paradas começaram já na sexta volta, com Webber. Vettel e Kobayashi (9ª), Raikkonen e Hamilton (10ª), Button (11ª), Schumacher, Alonso e Bruno Senna (12ª), Rosberg (13ª), Perez (16ª) e Massa (18ª) foram na sequência. O brasileiro da Ferrari chegou a liderar, mas Rosberg o ultrapassou antes dele entrar nos pits.

A ordem na pista passou a ser Rosberg, Button, Hamilton, Webber, Raikkonen e Alonso, com Vettel em nono, Senna em 11º e Massa em 14º. A diferença entre os dois primeiros, que era superior a 6s antes das paradas, passou a ficar na casa de 4s.

Webber entrou pela segunda vez nos pits já na 21ª volta. Hamilton (22ª), Button (24ª) e Alonso (27ª) foram em seguida, e todos eles teriam que fazer três paradas. Raikkonen, que parou na 28ª, tentaria ir até o final, mas ficou sem pneus nas últimas voltas e saiu da briga.

Bruno Senna fez seu segundo pit stop na 29ª volta, seguido por Vettel (31ª), Rosberg (34ª) e Massa (41ª). Com carros em estratégias distintas, as disputas na pista passaram a ser constantes. Massa, por exemplo, foi ultrapassado por Hamilton, Webber e Alonso após a 26ª volta, um pouco antes de Paul di Resta (Force India). Na 30ª, Button passou por Vettel.

Hamilton e Alonso pararam pela terceira vez na 38ª volta, uma antes de Button, que perdeu 6s devido a problema em sua troca de pneus. Rosberg passou a liderar de forma tranquila, e a corrida passou a ser decidida na pista. Webber, Alonso e Grosjean escaparam na briga por posições.

Bruno Senna vinha em sexto, mas foi ultrapassado por Grosjean na 48ª volta. Raikkonen chegou a ocupar o segundo posto mas, sem pneus, foi perdendo terreno. Kobayashi ultrapassou Perez de forma arriscada para garantir o último ponto da corrida.

Na frente, sem Raikkonen, Vettel passou para segundo. Mas, sem pneus, foi presa fácil para Button na 52ª volta, e na 55ª para Hamilton e Webber. Enquanto isso, Nico Rosberg passeava rumo à consegração.

A quarta etapa da F1 acontece no próximo final de semana, em Sakhir (Bahrain).

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Tempo/Dif.
1 Nico Rosberg Mercedes 56 voltas
2 Jenson Button McLaren-Mercedes +20.6 s
3 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes +26.0 s
4 Mark Webber Red Bull Racing-Renault +27.9 s
5 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault +30.4 s
6 Romain Grosjean Lotus-Renault +31.4 s
7 Bruno Senna Williams-Renault +34.5 s
8 Pastor Maldonado Williams-Renault +35.6 s
9 Fernando Alonso Ferrari +37.2 s
10 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari +38.7 s
11 Sergio Perez Sauber-Ferrari +41.0 s
12 Paul di Resta Force India-Mercedes +42.2 s
13 Felipe Massa Ferrari +42.7 s
14 Kimi Räikkönen Lotus-Renault +50.5 s
15 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +51.2 s
16 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari +51.7 s
17 Daniel Ricciardo STR-Ferrari +63.1 s
18 Vitaly Petrov Caterham-Renault +1 volta
19 Timo Glock Marussia-Cosworth +1 volta
20 Charles Pic Marussia-Cosworth +1 volta
21 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth +1 volta
22 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth +2 voltas
23 Heikki Kovalainen Caterham-Renault +3 voltas
Michael Schumacher Mercedes +44 voltas

Volta mais rápida: Kobayashi, 1min39s960

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.