F1 – Rivais se recusam a criticar as táticas da Ferrari

segunda-feira, 19 de novembro de 2012 às 17:08
Fernando Alonso e Stefano Domenicali - Ferrari 2012

Fernando Alonso e Stefano Domenicali - Ferrari 2012

Os principais rivais da Ferrari dizem que têm poucos problemas com a decisão da equipe em penalizar deliberadamente Felipe Massa em Austin, para ajudar Fernando Alonso ainda tentar conquistar do título da F1.

O equipe baseada em Maranello, preocupada em ter Alonso largando do lado sujo do grid no GP dos EUA, “taticamente” quebrou um selo na caixa de velocidades de Massa para os comissários lhe aplicarem uma pena de cinco posições no grid de largada.

Com isso Alonso ganhou uma posição e ainda foi para o lado limpo da pista, A equipe acredita que tal ação foi completamente certa, uma vez que Alonso largou em sétimo e conquistou a quarta posição na saída da primeira curva.

O movimento da Ferrari leva a algumas perguntas sobre ética desportiva, mas os rivais não tiveram objeção ao desejo da equipe em dar a seu primeiro piloto a melhor chance possível.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse: “É dentro do regulamento e foi um movimento tático.”

“Obviamente, eles tomaram a decisão para deixar Fernando do lado direito da pista e funcionou bem para eles. Foi dentro das regras, e enquanto foi duro com Felipe, a prioridade deles é Fernando.”

Quando perguntado se a Red Bull pensou em fazer algo semelhante com Mark Webber, o que teria colocado Alonso de volta para o lado sujo do grid, Horner respondeu: “Bem, se todos fizessem isso, antes que você percebesse Fernando estaria largando na primeira fila. Nós nunca consideramos isso. ”

Martin Whitmarsh da McLaren, sugeriu que a tática da Ferrari foi exatamente o tipo de política que sua equipe não fazia e que tinha contrariado Alonso durante a sua malfadada parceria em 2007.

No entanto, ele se recusou a criticar a Ferrari.

“As equipes e os diretores da equipe podem decidir como executar seus programas”, disse ele. “Foi duro, mas é muito claro que eles estão muito focados em Fernando.”

“Funcionou, assim como funcionou para Fernando, e não se esqueça que Fernando esteve conosco – e aqui não deu certo exatamente por não fazermos esse tipo de coisa.”

“Eu não estou criticando ninguém. Acho que cada um corre da maneira que acha que tem que correr…”

Ele acrescentou: “Eu acho que a coisa mais difícil é colocar outros pilotos do lado lento do grid. Não nos impactou, uma vez que já estávamos do lado lento do grid e continuamos lá.”

“Se nós tivéssemos ido para o lado sujo do grid por causa desta manobra da Ferrari, eu teria ficado bastante bravo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.