F1 – Rivais questionam legalidade do motor Ferrari

quinta-feira, 17 de outubro de 2019 às 9:25

Ferrari

Vários rivais da Ferrari na Fórmula 1 escreveram à FIA pedindo um esclarecimento sobre a legalidade de aspectos de design que eles acreditam estar por trás da vantagem do motor italiano.

De acordo com o site Autosport, os competidores da Ferrari querem saber se podem buscar conceitos similares ou se as ideias estão fora do regulamento.

Uma teoria está relacionada ao intercooler da Ferrari e como um vazamento controlado pode permitir que uma pequena quantidade de óleo entre no processo de combustão e produza mais potência por um curto período de tempo.

Usar óleo no intercooler é permitido pelo regulamento, apesar das regras exigirem que tais sistemas “não devem utilizar intencionalmente o calor latente da vaporização de qualquer fluído exceto o combustível para o propósito normal da combustão no motor”.

Pelo menos um dos rivais da Ferrari acha que isso explica parte de sua vantagem na classificação e questionou se essa prática seria permitida.

O sistema de recuperação de energia da Ferrari também atraiu a atenção de um competidor diferente, que também pediu um esclarecimento à FIA.

Entretanto, os rivais da Ferrari dizem que não receberam respostas para suas dúvidas. Ao ser questionada sobre o assunto, a federação disse que “continua monitorando todos os parâmetros relacionados à conformidade das unidades de potência da F1 com o regulamento técnico”.

Ela também afirmou que não recebeu “nenhum protesto de nenhum competidor em relação aos designs atuais”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.