F1 – Rivais questionam buraco no assoalho da Red Bull

domingo, 27 de maio de 2012 às 11:18

A Red Bull Racing está envolvida em uma disputa técnica antes do GP de Mônaco, com equipes rivais insatisfeitas com o projeto do assoalho do carro vencedor da pole position. Entende-se que ao menos três equipes – acredita-se que McLaren, Ferrari e Mercedes – estão questionando o projeto de um “buraco” no chão situado à frente das rodas traseiras do RB8.

Embora ninguém esteja disposto a falar oficialmente sobre o assunto, fontes sugerem que, embora não haja motivação para se levar a questão para um protesto oficial, uma ação desta natureza não pode ser totalmente descartada.

Nos termos do artigo 3.12.5 das regras técnicas da F1, as equipes não podem ter qualquer buraco no chão em determinadas áreas. A Red Bull se recusou a comentar o assunto, mas uma fonte sênior da equipe insiste que o projeto foi declarado legal pela FIA e que não há intenção de modificá-lo porque as equipes rivais estão reclamando.

O projeto em questão foi adotado desde o GP do Bahrain, vencido por Sebastian Vettel. As ranhuras no piso da Red Bull são projetadas para tentar injetar maior energia entre os pneus e difusores – para tentar superar a interrupção do fluxo de ar causada pelo pneu traseiro. Isto irá ajudar a produzir maior nível de downforce na traseira.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.