F1 – Rivais prontos para copiar a suspensão traseira da McLaren

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 às 13:48

McLaren MP4-29

As equipes rivais da McLaren estão prontas para copiarem o design inovador da suspensão traseira, se a FIA confirmar ser legal.

Um dos principais pontos de discussão técnica no primeiro teste da pré-temporada em Jerez foram os “bloqueadores” da suspensão traseira da McLaren, no seu novo MP4-29.

O site Autosport descobriu que pelo menos uma equipe pediu esclarecimentos se o projeto está em conformidade com o regulamento relativo ao número máximo de braços na suspensão traseira.

Fontes próximas ao órgão técnico insistem, no entanto, que o projeto da McLaren cumpre totalmente as regras.

Entretanto, isso não significa que esta posição não poderia ser contestada com um protesto oficial numa corrida.

Um provável caminho para as equipes, no entanto, seria começar a trabalhar em um projeto similar.

O diretor técnico da Ferrari James Allison admitiu que provavelmente dará uma olhada mais profunda, uma vez que os testes de Jerez terminaram.

“Eu não o vi pessoalmente, mas gostaria de ver um pouco mais, porque me interessa”, disse ele. “Vi algumas fotos borradas em alguns sites”.

O chefe de testes e engenheiro de suporte da Williams, Rod Nelson disse que sua equipe provavelmente iria começar um programa de desenvolvimento no túnel de vento se a FIA considerar legal.

Quando perguntado quais projetos em outros carros achava interessante respondeu: “Há algumas partes e peças que certamente estarão no túnel de vento para testes”.

“A suspensão traseira da McLaren é um exemplo que destaca e se a FIA considerar legal, então seríamos negligentes em não testar no túnel”.

Nelson deixou claro que estava esperando a FIA se pronunciar sobre a sua legalidade, e disse que era uma maneira inteligente de interpretar as regras nessa área do carro.

Suspensão traseira da McLaren

“Eles foram criativos com o regulamento”, disse ele. “O braço traseiro dos triângulos, eles têm agora uma espécie de bloqueadores neles”.

Nelson acredita que a maior vantagem do projeto seria direcionar suprimento de ar para o difusor.

“Eu imagino que faz o difusor trabalhar melhor”, disse ele. “Um dos problemas que temos este ano é a asa traseira mais baixa, e seria ilegal se estivesse como no ano passado”.

“O ponto principal não era apenas gerar downforce por conta própria, mas ajudar a ser mais agressivo com o difusor. Então, quando está mais baixa, ela estola.”

“Eu suponho que os triângulos da McLaren estão fazendo isso. O que significa que você pode forçar mais o trabalho do difusor”.

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