F1 – Rivais da Red Bull seguiram os sensores da FIA

segunda-feira, 17 de março de 2014 às 9:43

Daniel Ricciardo

A Red Bull não foi a única equipe que duvidou dos sensores de fluxo de combustível durante o GP da Austrália, mas suas rivais sabiam que tinham de seguir o equipamento da FIA.

Enquanto a equipe campeã mundial se prepara para apelar contra a desclassificação de Daniel Ricciardo do segundo lugar em Melbourne, fontes de outras competidoras revelaram que também tiveram pequenas discrepâncias entre o fluxo do sensor e suas próprias estimativas do fluxo de combustível.

Porém, após um esclarecimento da FIA no início deste mês – deixando claro que o fluxo de combustível sendo produzido pelo sensor seria o que determinaria a conformidade com o regulamento – nenhuma outra equipe seguiu o exemplo da Red Bull e ignorou deliberadamente a leitura do sensor.

Ao invés disso, as competidoras aceitaram que, quando fossem alertadas sobre a possibilidade de o sensor exceder os 100kg por hora no fluxo máximo, indepedente dos seus próprios dados, elas teriam de reduzir ligeiramente seu fluxo a fim de assegurar que a regra não fosse violada.

Contudo, a Red Bull não confiou nos dados do sensor no carro de Ricciardo, e também ignorou um aviso da FIA para reduzir seu fluxo na corrida. A fornecedora Gill Sensors alega que 52 por cento de seus sensores fornecem uma leitura com precisão de 0.1 por cento, e 92 por cento estão dentro de 0.25 por cento.

A tecnologia do sensor do fluxo de combustível é nova, e ocorreram problemas com a calibragem precisa dos sensores desde que eles foram testados pela primeira vez. Mas as rivais da Red Bull estão convencidas de que as equipes precisam confiar na FIA.

Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, declarou: “Precisamos confiar no fato de que esta é uma situação bem gerenciada pela FIA, e de fato é, para ser honesto. Temos a FIA para fazer esse trabalho, e estou certo de que não haverá nenhum problema”.

Toto Wolff, chefe de competição da Mercedes, disse: “Acho que simplesmente todos os sistemas têm de funcionar juntos. Obviamente, a FIA está controlando o fluxo de combustível e checando com todas as equipes, e é uma questão de aprender a fazer isso entre a FIA e as equipes”.

“O medidor de fluxo de combustível é um sistema da FIA, e precisa ser integrado nos carros. É um processo de aprendizagem no qual as equipes apóiam a FIA e vice-versa”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.