F1 – Rivais da Mercedes visam brecha no congelamento dos motores

terça-feira, 9 de dezembro de 2014 às 9:07

Motor Mercedes V6 turbo

A FIA está enfrentando um desafio em relação ao congelamento dos motores na Fórmula 1, com algumas equipes acreditando que uma brecha no regulamento de 2015 pode lhes dar um tempo extra de desenvolvimento.

Com as tentativas de convencer a Mercedes a relaxar as regras do congelamento para permitir atualizações das rivais no meio da temporada tendo fracassado, Renault e Ferrari estão analisando como reduzir sua desvantagem em 2015.

Um problema que emergiu nas recentes reuniões técnicas com a FIA é que não há uma data especificada no regulamento para a homologação dos motores de 2015.

Apesar de se acreditar que as novas unidades têm de ser apresentadas à FIA para a primeira corrida da temporada, algumas equipes acreditam que o caminho para elas não homologarem seu motor até uma data posterior está aberto.

O assunto foi abordado por James Allison, diretor técnico da Ferrari, em reuniões técnicas recentes com a FIA em Abu Dhabi, mas a federação argumentou que, apesar de não haver uma data marcada para a homologação, outras cláusulas no regulamento dos motores deixam claro o que pode ser feito.

Em particular, o parágrafo 2 do Apêndice 4 do Regulamento Esportivo da F1 relacionado à homologação dos motores afirma: “Uma fabricante não pode homologar mais de uma especificação da unidade de potência”.

A FIA argumenta que essa cláusula impede as fabricantes de utilizarem dois tipos de motores em uma temporada, tornando uma homologação tardia impossível.

Contudo, as equipes argumentam que uma fabricante ainda homologaria um único motor em 2015 se usasse sua unidade de 2014 no começo da temporada. Uma fonte de alto nível em uma equipe disse que a Ferrari não é a única que está questionando as regras.

“Não há uma data especificada para homologar o motor, então, teoricamente, você poderia esperar algumas corridas para fazer isso”, declarou a fonte. “Isso proporcionaria algum tempo valioso de desenvolvimento, mas também significaria começar o ano com um motor mais lento de 2014”.

Mesmo com a FIA tendo expressado sua opinião, a porta está aberta para as equipes levarem o caso aos comissários de prova no GP da Austrália se quiserem. Entretanto, um porta-voz da FIA deixou claro que a federação espera solucionar o impasse bem antes da primeira corrida.

“Nossa posição, como expressamos muito claramente na reunião (em Abu Dhabi), é que você só pode ter um tipo de motor homologado por ano”, afirmou ele. “Então, o que você terá em Melbourne é o seu motor homologado”.

“Sempre foi previsto, apesar de não estar explícito nas regras, que as fabricantes teriam de lidar com modificações no motor dentro dos limites das regras e então apresentar seu motor de 2015 (na primeira corrida)”.

“É simples, mas quando você lê as regras, infelizmente elas não dizem isso. No entanto, há o parágrafo 2 do Apêndice 4, e incontáveis reuniões anteriores onde isso foi esclarecido. O assunto ainda precisa ser discutido, mas vamos resolver tudo antes de Melbourne”.

A Honda, como nova fabricante da Fórmula 1, foi informada que seu motor de 2015 precisa ser homologado até 28 de fevereiro do próximo ano, e não no começo da temporada.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.