F1 – Rivais da Mercedes poderão desenvolver motores durante a temporada, segundo relatos

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 às 9:39

Motor Renault V6 turbo

Ferrari e Renault parecem ter vencido uma batalha na longa saga do congelamento dos motores da Fórmula 1.

As rivais da Mercedes vêm se esforçando ao máximo para mudar as regras existentes de homologação, que restringem bastante melhorias de performance das unidades de potência durante a temporada.

Acreditava-se que o próximo prazo de “congelamento” era 28 de fevereiro, quando as quatro fabricantes – Ferrari, Renault, Mercedes e Honda – devem apresentar seus motores à FIA para homologação.

Contudo, Ferrari e Renault supostamente argumentaram que existe uma brecha nas regras: elas poderiam iniciar o próximo ano com o motor de 2014 e então introduzir novas unidades melhoradas em uma data posterior durante a temporada.

A BBC relatou que o assunto foi discutido na reunião do Grupo de Estratégia na semana passada em Genebra, e que “agora parece provável que as fabricantes poderão atualizar seus motores após o começo da temporada tanto quanto antes dela”.

A revista alemã Auto Motor und Sport trouxe um relato similar, alegando que qualquer fabricante de motor “que não usar todos os 32 passos de desenvolvimento até 28 de fevereiro pode continuar progredindo durante a temporada”.

Roger Benoit, veterano correspondente da Fórmula 1, escreveu no jornal suíço Blick que a saga do congelamento é “tão delicada que Mercedes e Honda já ameaçaram sair”.

No entanto, Jacques Villeneuve, campeão mundial de 1997, não concorda com o argumento de Christian Horner, chefe da Red Bull, de que as regras dos motores precisam ser urgentemente mudadas.

“Ele está dizendo isso só porque eles não têm um motor Mercedes”, disse o canadense à Omnicorse da Itália. “Caso contrário, não iria querer mudar as regras. Ele não está pensando no bem da Fórmula 1, mas apenas em sua equipe e seu futuro”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.