F1 – Ricciardo: Qualquer piloto de ponta poderia fazer a pole com a vantagem da Mercedes

sábado, 24 de março de 2018 às 9:00

Daniel Ricciardo

Daniel Ricciardo diz que os modos de motor da Mercedes que ajudaram Lewis Hamilton a dominar as classificações do GP da Austrália foram “um soco no estômago” para seus rivais de Fórmula 1.

Hamilton estava na pole provisória após o início do Q3, em Melbourne, mas seu tempo parecia estar ao alcance dos rivais, com Sebastian Vettel, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, a menos de um décimo de distância.

Mas o britânico encontrou quase nove décimos em sua última volta no Q3, para terminar na pole position por um gigantesco 0,664s de diferença.

Ricciardo disse que achava que “qualquer um de nós” poderia conseguir a pole no Mercedes, tal é a sua vantagem inerente.

Enquanto Hamilton insiste que sua melhora na volta final não se reduziu a uma mudança para um modo de motor mais rápido, Ricciardo disse que a maneira como a Mercedes conseguiu aumentar a potência para a classificação foi desanimadora.

“Isso é péssimo”, disse o piloto da Red Bull, que terminou em quase um segundo em quinto e vai largar o GP da Austrália em oitavo devido a uma penalidade de grid.

“É frustrante porque acho que todos querem vê-los [Mercedes] sendo desafiados um pouco mais, então isso foi um soco no estômago para todos”.

A Mercedes encontrar velocidade extra no Q3 para se afastar dos rivais tem sido um tema recorrente na era híbrida V6, mas Ricciardo admitiu que o passo no desempenho foi maior do que o esperado neste momento.

“Eu não esperava tanto”, disse ele. “Particularmente do Q2 ao Q3 – eu sabia que eles tinham um pouco mais, eu esperava que eles fossem mais de dois décimos mais rápidos que nós”.

“Isso [sendo seis décimos] foi como jogar uma torta no rosto de todos”.

“Eu sei que obviamente eles estão amando, estão em uma boa posição, mas todo mundo está odiando isso”.

Enquanto Ricciardo enfatizou que ele não queria “desacreditar” o desempenho de Hamilton, ele calculou que qualquer um dos principais pilotos da Fórmula 1 teria feito a pole no W09.

“Acho que ele é muito bom – mas acho que obviamente o carro e o pacote deles são bons demais”, acrescentou Ricciardo.

“Não é para desacreditar Lewis, nem um pouco, mas acho que até ele com 90% desse pacote, ainda teria feito a pole. Eu sinto que qualquer um de nós pode ter feito isso acontecer [no Mercedes]”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.