F1 – Revelados os detalhes das novas restrições de rádio para 2016

quinta-feira, 20 de agosto de 2015 às 9:20

Pit wall da Red Bull

A FIA impôs restrições adicionais sobre a comunicação de rádio para a temporada 2016 da Fórmula 1.

A federação que governa o automobilismo decidiu fazer uma aplicação mais rigorosa do artigo 20.1 do regulamento esportivo, que afirma que “o piloto deve guiar o carro sozinho e sem ajuda”.

Isso faz parte da posição da FIA visando garantir que todos os pilotos recebam a menor assistência possível do pitwall no futuro, tendo em vista os avanços tecnológicos que foram feitos ao longo dos anos.

A lista a seguir mostra as mensagens permitidas para 2016, com qualquer outra informação sendo considerada uma violação do artigo 20.1:

1. Indicação de um problema crítico no carro, como pneu furado ou danos.*
2. Indicação de um problema no carro de um competidor.*
3. Instrução para entrar no pitlane a fim de consertar o carro ou abandonar a prova.*
4. Informações sobre bandeira amarela, bandeira vermelha, largada abortada ou outras instruções similares do controle de corrida.*
5. Pista molhada, óleo ou destroços em certas curvas.*
6. Instruções para trocar de posição com outro piloto.*

* indica que essas são as únicas mensagens que podem ser passadas ao piloto enquanto ele estiver no carro e na pista, do momento em que o carro deixa a garagem pela primeira vez depois de abertura do pit lane no dia da corrida até o início da prova.

7. Confirmação de que uma mensagem do piloto foi ouvida.
8. Detalhes do tempo de volta ou do setor.
9. Detalhes do tempo de volta de um competidor.
10. Diferenças em relação a um competidor durante um treino ou corrida.
11. “Force ao máximo”, “force agora”, “você está lutando com piloto x” ou similar.
12. Ajuda com advertência sobre o tráfego durante um treino ou corrida.
13. Fornecer as diferenças entre os carros na classificação a fim de ter o melhor posicionamento para uma volta limpa.
14. Escolha de pneu no próximo pit-stop.
15. Número de voltas que um competidor fez com um jogo de pneus durante uma corrida.
16. Especificação dos pneus de um competidor.
17. Informações relacionadas à provável estratégia de corrida de um competidor.
18. Janela do safety car.
19. Violações do próprio piloto ou de um competidor (cortar chicanes, sair da pista, punições de tempo, etc).
20. Notificação de que o DRS está ativado ou desativado.
21. Lidar com uma falha no sistema DRS.
22. Alteração da posição da asa dianteira no próximo pit-stop.
23. Transferência de óleo.
24. Quando entrar nos pits.
25. Lembretes sobre linhas brancas, marcadores e luzes da pesagem na entrada ou saída dos pits.
26. Lembretes sobre os limites da pista.
27. Passar mensagens do controle de corrida.
28. Informações relacionadas a danos no carro.
29. Número de voltas restantes.
30. Informações sobre sequência de teste durante os treinos, como mapa aerodinâmico.
31. Informações sobre o tempo.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.