F1 revela detalhes do novo combustível sustentável

terça-feira, 5 de outubro de 2021 às 9:27

Combustível sustentável da FIA

A Fórmula 1 revelou alguns detalhes do novo combustível sustentável que pretende introduzir com o novo regulamento de motores em 2025.

Com a categoria visando neutralizar suas emissões de carbono até 2030, a introdução de um combustível mais sustentável é uma das peças do quebra-cabeça para tornar isso uma realidade.

A partir de 2022, a F1 usará um combustível “E10” – uma mistura de 90% de combustível fóssil e 10% de etanol.

Porém, quando os novos motores forem introduzidos em 2025, o objetivo é ter desenvolvido um combustível “drop-in” 100% sustentável criado em laboratório, significando que ele possa ser utilizado sem nenhuma alteração na arquitetura do motor de combustão interna.

De acordo com uma atualização da F1, as discussões com as petrolíferas sobre o desenvolvimento do combustível para competição e sua expansão para o uso global já estão bem adiantadas.

“Crucialmente, o novo combustível também terá uma força digna do auge do automobilismo, igualando a densidade energética dos atuais combustíveis fósseis da F1 – significando que os carros serão tão rápidos quanto hoje”, disse uma declaração da categoria.

“Estima-se que haverá 1.8 bilhão de carros nas ruas até 2030, com apenas 8% deles sendo veículos de bateria elétrica puros, enquanto os motores de combustão interna continuarão sendo essenciais para as viagens aéreas e aquáticas, assim como para a indústria do transporte”.

“Liderando o desenvolvimento dos combustíveis drop-in 100% sustentáveis, a F1 pode fazer sua parte e ter um enorme impacto nas emissões de gases do efeito estufa dos setores do transporte global”.

A intenção é criar um combustível usando componentes de um esquema de captura de carbono, resíduos municipais ou biomassa não alimentar, alcançando uma redução das emissões de gases do efeito estufa relacionadas aos combustíveis fósseis de pelo menos 65%.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.