F1 – Reunião na Mercedes teria decidido que Alonso é a primeira opção

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 às 18:47
Staff da Mercedes: Lauda, Andy Cowell, Wolff e Paddy Lowe

Staff da Mercedes: Lauda, Andy Cowell, Wolff e Paddy Lowe

De acordo com o jornal espanhol “As” houve uma reunião hoje na sede da Mercedes em Brackley e os chefes da equipe alemã escolheram o espanhol como o ideal para suprir a aposentadoria de Rosberg.

“Mas não vai ser fácil. Há muito a ser negociado, muito a dizer e muitos problemas para lidar, mas a Mercedes decidiu que Fernando Alonso é a sua primeira escolha para substituir Nico Rosberg e ser o próximo companheiro de Lewis Hamilton,” continuou a reportagem do As.

Toda a liderança da equipe teria participado da reunião, tanto o lado administrativo e técnico quanto o de engenharia. Entre outros, estavam Toto Wolff, Niki Lauda e ​​Paddy Lowe.

O jornal italiano Giornale di Sicila disse que um primeiro contato já foi feito com Alonso no mesmo dia em que Rosberg surpreendeu até a Mercedes ao anunciar sua aposentadoria na festa de gala da FIA em Viena. “E o interesse foi mútuo”.

Wolff teria sido quem mais tem dúvidas quanto a parceria dos dois “últimos predadores” do grid dar certo. O alemão, que é proprietário de 20% da equipe Mercedes, tem Valtteri Bottas como seu preferido neste momento, enquanto os demais não tem dúvida quanto a Fernando Alonso.

No espanhol eles valorizam não só a sua qualidade como piloto, mas também sua maturidade como pessoa e o compromisso recente que ele vem mostrando ao guiar uma McLaren muito pouco competitiva. E que ele seria o único capaz de enfrentar Lewis Hamilton. Mas outro fator importante seria a imagem da Mercedes, que poderia ser a única equipe capaz ter uma dupla de pilotos supercampeões e se tornar a grande referência para eclipsar as outras equipes e patrocinadores.

O lado negativo é a forte personalidade que ambos demonstram como lideres de equipe, o que teria que ser muito bem gerenciado.

O lado econômico de tirar Alonso da McLaren ainda não está esclarecido. Algumas fontes falam em cerca de 20 milhões de euros de multa, embora outros falem que os maus resultados da equipe poderiam libertar o espanhol usando a clausula de desempenho.

Por outro lado, há o salário de Alonso. Ele é o mais bem pago do grid juntamente com Hamilton, ambos recebendo cerca de 35 milhões de euros por ano. É possível que Fernando poderia cobrar menos por ter a possibilidade de guiar um carro muito competitivo desde o início, mas mesmo assim seu valor de mercado é bastante elevado.

Mas com 35 anos, Alonso não tem muito mais tempo a perder, uma vez que ele vem dizendo sistematicamente que sua única motivação para continuar na F1 é conquistar um terceiro título.

É claro que a McLaren vai fazer todo o possível para seguir com sua estrela, mas tudo indica que este movimento não dependerá apenas de seus esforços.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.