F1 – Retorno do reabastecimento é descartado pelas equipes
sábado, 23 de janeiro de 2016 às 11:10
Reabastecimento na Fórmula 1
A Fórmula 1 abandonou a ideia de retomar o reabastecimento nas suas corridas, segundo o site Autosport. A sugestão havia sido feita pelo presidente da FIA, Jean Todt, que estava analisando o caso.
Mas depois de uma reunião do Grupo de Estratégia e depois da Comissão da F1, o sentimento geral foi de que o retorno de reabastecimento iria colidir com os planos de controle de custos. Todt afirma que as despesas aumentariam em apenas 50 mil euros ao ano por equipe, o que foi rechaçado.
A possibilidade já havia sido discutida em maio de 2015 como parte dos planos para melhorar e aumentar o show em 2017. Os pilotos apoiaram em peso, mas as equipes vetaram.
A Williams foi a equipe que mais se manifestou contra o reabastecimento. “As fabricantes gastaram centenas de milhões com esses novos motores híbridos”, explicou a Claire Williams, vice-chefe da equipe. “Eles são muito mais importantes para os carros de rua, precisamos ter na sociedade conversas sobre energia eficiente”.
Diretor técnico da Williams, Pat Symonds também é contra. “Abastecer tira o espetáculo da corrida, a incerteza da corrida. Nós determinamos nossos pit stops com base no que os nossos pneus estão fazendo, o que não será necessariamente o que previmos, e o que está acontecendo ao nosso redor com os nossos concorrentes. No minuto em que você tem reabastecimento, torna-se determinístico – se você colocar combustível para chegar à 24ª volta, você para nesta volta”, concluiu.
controle, corridas, custos, fabricantes, formula 1, jean todt, milhões, planos, reabastecimento, reunião, show, site, sugestão, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.