F1 – Retorno do efeito solo será cancelado
segunda-feira, 9 de maio de 2011 às 13:24A Fórmula 1 não vai adotar as asas dianteiras estilo anos 80 no regulamento dos chassis de 2013. Foi relatado anteriormente que os carros de 2013 irão gerar a maior parte de sua pressão aerodinâmica com o assoalho por meio do efeito solo, com a fórmula elaborada pelos veteranos engenheiros Patrick Head e Rory Byrne.
A Auto Motor und Sport afirmou que as equipes receberão o rascunho do regulamento na próxima semana, mas, segundo relatos, ele foi revisado para ser menos radical do que o proposto originalmente.
As equipes aparentemente recusaram o plano de Head e Byrne, propondo um método menos extremo para reduzir o downforce baseado na fórmula aerodinâmica atual. Portanto, as asas dianteiras serão reduzidas de 1.8 para 1.5 metro em 2013, com as asas traseiras mantendo o mesmo tamanho, mas com perfis menores.
Enquanto isso, os apêndices aerodinâmicos serão ainda mais limitados, e um fluxo de combustível de 100 quilos por hora para os motores será imposto. O limite do fluxo de combustível exigirá que as equipes trabalhem para reduzir o coeficiente de arrasto – e, portanto, o downforce e o consumo de combustível – dos carros de cerca de 0.95 no presente para algo entre 0.5 e 0.7.
A FIA pretende apresentar as regras dos chassis às equipes em Londres na quarta-feira. O presidente da federação, Jean Todt, vai se reunir com as equipes no GP da Espanha a fim de discutir a fórmula dos motores de 2013, avisando que apenas uma oposição ferrenha poderá mudar sua intenção de seguir em frente com as regras.
“Farei o meu melhor para comparecer”, declarou o francês a repórteres na Turquia no domingo.
2013, autoracing, cancelado, chassi, efeito, engenheiros, equipes, f1, noticias, Patrick Head, proposta, recusada, regulamento, retorno, rory byrne, solo, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.