F1 responde alerta sobre GP “manchado de sangue” em Ruanda
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025 às 11:03
Kigali, Ruanda
A Fórmula 1 emitiu uma resposta após a República Democrática do Congo (RDC) alertar que um GP em Ruanda seria um evento “manchado de sangue”.
Na cerimônia de premiação da FIA do ano passado, em Kigali, o presidente de Ruanda, Paul Kagame, confirmou que o país havia apresentado uma proposta oficial para sediar uma corrida – o que provocou uma reação severa da RDC.
Atualmente, os dois países estão em conflito, com forças ruandesas auxiliando o grupo rebelde M23 em sua luta contra o exército congolês em uma batalha que vem ocorrendo desde o início de 2022.
Em uma carta a Stefano Domenicali, CEO da F1, que foi relatada pela City AM, a ministra de Relações Exteriores da RDC, Therese Kayikwamba Wagner, expressou preocupação com a proposta de Ruanda.
“Ruanda está atualmente ocupando uma grande parte da parte oriental da República Democrática do Congo em colaboração com seu representante, o M23, deslocando mais de 700.000 cidadãos congoleses”, afirmou a carta.
“Embora eu aplauda o desejo da F1 de sediar um GP na África, questiono se Ruanda seria a escolha que melhor representaria nosso continente e peço que vocês encerrem as negociações e descartem Ruanda como uma possível sede”.
“A F1 realmente quer sua marca difamada por uma associação manchada de sangue com Ruanda? Este é realmente o melhor país para representar a África no automobilismo global?”
A F1 afirmou que está observando a situação em relação à República Democrática do Congo e Ruanda, mas destacou que qualquer decisão estará alinhada aos valores do esporte.
“Temos monitorado de perto os desenvolvimentos relacionados à RDC e Ruanda e continuamos fazendo isso”, disse um porta-voz da F1 ao racingnews365.com
“Recebemos solicitações de vários locais ao redor do mundo que desejam sediar uma futura corrida de F1”.
“Avaliamos qualquer solicitação potencial em detalhes e quaisquer decisões futuras serão baseadas nas informações completas e no que for do melhor interesse do nosso esporte e nossos valores”.
Congo, f1, formula 1, GP de Ruanda, mancha, noticias f1, sangue
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.