F1 repensa punições após caso de Magnussen em Miami

terça-feira, 7 de maio de 2024 às 9:37

Kevin Magnussen e Lewis Hamilton

A Fórmula 1 está sendo incitada a mudar de rumo, já que Kevin Magnussen está à beira de ser banido de uma corrida após um fim de semana terrível no GP de Miami.

O dinamarquês chegou a Miami ainda se recuperando de um vírus que contraiu em Xangai – antes de ser acusado de “comportamento antidesportivo” pela maneira como pilotou na corrida curta.

Magnussen, ainda sem contrato para 2025, admitiu ter utilizado táticas extremas para manter os carros atrás dele a fim de “proteger” a posição de pontuação do companheiro de equipe Nico Hulkenberg.

A FIA inocentou Magnussen da acusação antidesportiva, mas ele recebeu tantas penalizações de tempo – quatro no total – que foi classificado em último lugar.

Entretanto, os comissários deram Magnussen nada menos que cinco pontos de punição na superlicença, dobrando seu total existente para 10.

Se sua contagem aumentar mais dois pontos antes de maio do próximo ano, ele precisará cumprir uma suspensão automática de uma corrida.

Peter Bayer, CEO da RB, acha que a FIA precisa reprimir as táticas do estilo Magnussen. “A FIA deveria pensar sobre isso”, disse ele.

Contudo, Ralf Schumacher, ex-piloto de F1, acha que os 65 segundos adicionados ao tempo de corrida de Magnussen em Miami foram absurdos.

“Mesmo que ele tenha dito que as punições foram bem merecidas, a GPDA não deveria deixar as coisas assim. É demais, é muito duro”, disse ele à Sky Deutschland. “Uma abordagem diferente é necessária”.

Gunther Steiner, ex-chefe de Magnussen na Haas, acrescentou: “Você tem de jogar de forma justa. Pode ser agressivo, mas vimos esse jogo pela segunda vez agora. Como piloto, você não pode ficar orgulhoso se arruinar a corrida de outro”.

Steiner acha que o uso de penalizações de tempo não é suficiente.

“Depois de tomar os primeiros 10 segundos, não importa se você consegue mais 10. Por que não um drive-through?” disse ele. “Assim, você precisa cumprir a punição dentro de algumas voltas, sai do caminho e não pode causar mais problemas”.

Andrea Stella, chefe da McLaren, acha que Magnussen já deveria ter sido suspenso de uma corrida por seu comportamento em Miami

“Não deveria ser cinco segundos mais cinco segundos mais cinco segundos somando 15”, comentou ele “Deveria ser cinco mais cinco mais cinco e talvez um fim de semana em casa com sua família para pensar sobre espírito esportivo”.

Oscar Piastri tem uma ideia diferente.

“Todos esses problemas seriam resolvidos se a FIA dissesse ‘você tem de devolver essa posição, caso contrário, será uma passagem pelo pitlane'”, declarou o australiano.

Magnussen também foi considerado culpado pela colisão com Logan Sargeant que provocou a entrada do safety car na corrida principal de domingo.

“Magnussen deveria pensar na sua gestão de risco”, afirmou Ralf Schumacher. “Ele estava no ponto cego, mas permaneceu no seu traçado como um touro. Isso faz você perder o respeito. Custa dinheiro às equipes e também coloca seus oponentes em risco”.

“Também é preciso haver alguma justiça. Difícil, mas justo, tudo bem. Mas só entrar com a mentalidade de ‘bem, se eu bater, o que tenho a perder? Se não estou marcando pontos, é melhor bater’. Essa é a mentalidade por trás disso”.

“Isso obviamente não pode continuar. Há penalizações para isso na Fórmula 2 e Fórmula 3”.

Ao ser questionado sobre seu fim de semana terrível em Miami e as implicações para o futuro, Magnussen disse no domingo: “Prefiro não comentar”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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