F1 – Renault: Racing Point violou código de conduta
sábado, 26 de outubro de 2019 às 9:09
Cyril Abiteboul
Cyril Abiteboul criticou a rival Racing Point pelo recente protesto contra o sistema de ajuste de balanço dos freios da Renault, agora banido.
Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg foram desclassificados do GP do Japão em Suzuka.
A FIA considerou o sistema de balanço dos freios uma “ajuda de pilotagem”, mas não tecnicamente ilegal. Porém, o chefe da Renault acha que a Racing Point deveria ter tido uma abordagem diferente ao questionar a inovação.
“Se eles tivessem colocado suas dúvidas para nós e a FIA, nós poderíamos ter explicado”, declarou Abiteboul.
“Eu preciso levantar a questão de como eles agiram nesse caso. Eles tinham uma escolha. Poderiam ter pedido à FIA para divulgar uma diretriz técnica ou feito perguntas fora de um fim de semana de corrida. Sempre é feito dessa maneira”.
“Mas a Racing Point violou o acordo e ao invés disso preparou um dossiê de 12 páginas por várias semanas, esperando pelo momento certo de ganhar de volta os nossos pontos”, acusou ele.
Um chefe de equipe anônimo defendeu a Renault, dizendo à Auto Motor und Sport: “A Racing Point foi claramente contra uma lei não escrita, que é primeiro tentar esclarecer essas coisas internamente”.
Abiteboul quer um código de conduta claro entre as equipes para o futuro. “O que aconteceu conosco pode acontecer com qualquer um”, afirmou o francês.
Ele também negou a alegação da Racing Point de que suas suspeitas surgiram puramente com base nas imagens onboard do carro de Daniel Ricciardo no inverno.
“As pessoas trocam de equipe e ocultam o nome de sua antiga equipe sem saber todos os detalhes”, disse Abiteboul.
“Também é um modo de ganhar conhecimento sobre a tecnologia das outras equipes. Se eu quisesse, provavelmente poderia argumentar contra todas as equipes no paddock. É por isso que quero que as regras do jogo sejam reescritas”.
Segundo ele, essa é uma razão pela qual a Renault decidiu não apelar contra a desclassificação. “Nós teríamos de revelar ainda mais detalhes técnicos para as outras equipes verem”, acrescentou Abiteboul.
Clique AQUI para apostar no GP do México
2019, autoracing, chefe, comentários, críticas, cyril abiteboul, desclassificação, equipe, f1, formula 1, formula-1, gp, japao, melhor site, noticias, protesto, Racing Point, renault, rival, suzuka
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.