F1 – Renault otimista com o banimento do difusor de desaceleração

terça-feira, 5 de julho de 2011 às 12:32
f111-heidfeld-canada-sabado350O chefe técnico da Renault, James Allison, acredita que o sistema de escapamento dianteiro da equipe significa que ela sofrerá menos do que suas rivais quando o banimento do difusor de desaceleração entrar em vigor a partir de Silverstone.

“Não é fácil julgar o efeito dessa mudança sobre nossa competitividade”, disse ele. “A perda para cada carro virá de dois efeitos separados – quanta pressão aerodinâmica será perdida e, além disso, o quanto a perda dessa pressão vai afetar o equilíbrio do carro”.

“Todos os carros que utilizam esse efeito perderão pressão aerodinâmica nas freadas como resultado das novas restrições. Algumas equipes vão perder mais e outras menos; é difícil saber exatamente qual perda relativa a Lotus Renault GP sofrerá”.
“Entretanto, é possível que nosso prejuízo do lado da mudança de equilíbrio da equação seja menor, porque nossas saídas do escapamento voltadas para a frente produzem seu efeito bem perto do meio do carro. Isso significa que, quando o escapamento sopra os gases, isso realmente não perturba demais o equilíbrio aerodinâmico do carro”.
“Com o sopro saindo da traseira, a pressão aerodinâmica do escapamento é inteiramente gerada no eixo traseiro. Como as novas regras reduzem o efeito muito mais na entrada das curvas do que na saída, é possível que os outros carros fiquem mais nervosos nas freadas e escapem mais de frente nas saídas. Vamos descobrir em Silverstone”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.