F1 – Renault: O tempo ainda está contra nós

segunda-feira, 14 de julho de 2014 às 14:11

Remi Taffin

A Renault admite que ainda vai estar pagando o preço no próximo ano por ter iniciado seu projeto do motor V6 turbo muito tarde.

O fabricante de automóveis francês está tendo dificuldades na nova era da F1 com motores turbo e sofisticados sistemas de recuperação de energia. A performance da unidade de potência francesa foi descrita como “inaceitável” pelo seu principal cliente, a equipe Red Bull.

E embora a Renault tenha conduzido uma remodelação de gestão, e isso tenha deixado a Red Bull otimista para o próximo ano, a própria Renault é mais cautelosa em relação às suas perspectivas.

A Renault sabe que pode melhorar bastante em 2015, mas não tem certeza se os rivais Mercedes e Ferrari podem melhorar ainda mais.

O chefe de operações de pista da Renault, Remi Taffin ao site Autosport: “Sabemos que o motor de 2015 será um passo adiante, mas é sempre relativo.”

“Se você olhar de forma absoluta, você pode dizer:” Estou feliz porque queria mais 10% e consegui”. Mas se o seu concorrente encontrar mais 15%, então você continua atrás.”

“É uma questão de definir o alvo certo, atingi-lo e ter o tempo para fazê-lo.”

“Porque já estamos em julho e sabemos que já temos de começar a construção e usinagem de peças para o próximo ano, então não é assim tão fácil.”

A Renault admitiu abertamente nos últimos meses que sua dificuldade em alcançar os adversários reside no fato de ela ter começado o desenvolvimento tarde demais.

E mesmo que haja espaço para fazer as mudanças que eles querem durante este inverno (no hemisfério norte), Taffin admite que talvez não haja uma janela suficientemente grande para compensar o tempo perdido anteriormente.

“Começar o desenvolvimento um ano depois faz uma grande diferença em relação ao final do ciclo”, explicou.

“O motor está funcionando na pista agora, então você tem que trabalhar nisso também.”

“Se pudéssemos refazer as coisas, teríamos começado um ano antes. Mas tínhamos um plano e tentamos segui-lo.”

“No entanto, é justo dizer que não vai ser fácil ser o melhor no ano que vem, já que o tempo é muito apertado.”

“Queremos fazer muitas coisas, mas algumas serão descartadas e outras serão boas surpresas. Nós temos que esperar, como sempre.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.