F1 – Renault irritada com banimento do modo de classificação das UPs

quarta-feira, 2 de setembro de 2020 às 20:11

Remi Taffin

O diretor técnico da Renault, Remi Taffin, disse que a proibição do “modo de classificação” no meio da temporada é “irritante”, uma vez que os motores já foram projetados assim.

Antes do GP da Espanha, a FIA anunciou em uma carta enviada às equipes que seria implementada a proibição desses modos, que oferecem um aumento de potência em curto prazo nas voltas de classificação.

E depois de alguns atrasos esta diretriz técnica entrará em vigor a partir do GP da Itália em Monza.

A Mercedes ficou compreensivelmente frustrada com a notícia, com o hexacampeão mundial Lewis Hamilton dizendo que a FIA “está sempre tentando nos atrasar”.

Mas desde então o chefe da equipe, Toto Wolff, disse que a decisão pode realmente ajudá-los a ter mais potência do motor disponível para as corridas.

Mas não é apenas a Mercedes que vê as desvantagens da decisão…

A Renault, que fornece para sua própria equipe e a McLaren, diz que é “um pouco chato” que a proibição tenha sido introduzida agora, quando os motores já foram projetados para incorporar esses modos.

Em declarações à Motorsport Magazin, Taffin disse: “No final do dia, é uma decisão da FIA. Temos que nos adaptar a isso, mas eles provavelmente deviam nos dar um pouco mais de tempo para que possamos olhar para isso.”

“O mais fácil seria, claro, usar o modo de corrida atual e usá-lo desde a primeira volta da classificação. Mas você pode imaginar que isso não é tão fácil. Você tem que reavaliar e otimizar tudo novamente – realmente fazer o trabalho novamente. A FIA tentou tornar as coisas mais fáceis e tentou satisfazer a todos, por isso adiou para Monza.”

“A FIA é muito clara sobre o que eles querem de nós agora. É um modo único. Qualquer que seja o número anterior, agora haverá apenas um.”

“Levará tempo para que esta nova diretriz técnica esteja mais refinada. Mas está tudo bem. É um processo: não é como se em Monza tudo seja preto e branco. Acho que vai evoluir. Você não pode transformar essas máquinas complexas em motores simples de um dia para o outro.”

“Quando dizemos que é um modo único para o motor de combustão interna, não basta você virar a chave e pronto. Ainda haverá muita coisa acontecendo em segundo plano.”

“O que não sabemos: até que ponto alguém vai perder ou ganhar. A única coisa que é um pouco chata é que desenvolvemos nossos motores para ter um modo de corrida e um modo de classificação. Fizemos o trabalho e no meio da temporada temos que mudar a forma como eles trabalham. Aquele que colocou seu foco na corrida vencerá. Quem se concentrou na qualificação vai perder.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.