F1 – Renault feliz por chegada de 2017 após ano difícil de reestreia
domingo, 18 de dezembro de 2016 às 9:29Alan Permane diz que está feliz pelo final do ano de reestreia da Renault com equipe própria na Fórmula 1 em 2016, uma temporada “mentalmente difícil” para a equipe. A fabricante francesa comprou a Lotus de forma tardia, deixando o carro de 2016 subdesenvolvido.
A campanha deste ano foi um desafio, e enquanto a Renault empurrou para obter o melhor do pacote, também tomou uma decisão antecipada para mudar o foco para 2017, quando novos regulamentos serão introduzidos. A equipe marcou apenas oito pontos em 2016, terminando em nono no campeonato de construtores, à frente de Sauber e Manor.
“Não vou ficar triste por ver a traseira deste carro”, disse o diretor de operações da empresa ao site Autosport. “É mentalmente difícil entrar em cada fim de semana de corrida com expectativas mais altas do que você sabe que você irá atingir, e então batalha a cada semana para sair do Q1”.
“2015 não foi tão ruim, mas 2014 e 2016 foram realmente difíceis para todos na Renault, por isso estamos ansiosos para subir no grid. Espero que possamos progredir e lutar para entrar no Q3, ou mesmo confortavelmente no Q3 (em 2017)”, prosseguiu Permane.
Apesar de uma temporada difícil, Permane salienta que o moral entre os funcionários da Renault foi consideravelmente melhor neste período, cortesia da nova estabilidade e sinais de progresso na fábrica.
“Estou orgulhoso dos caras e não apenas da equipe de corrida, mas de toda a fábrica, de toda Enstone”, acrescentou Permane. “Foi mais fácil – não temos a preocupação mental de ‘vamos ser pagos este mês?’ e esse tipo de coisa”.
“É claro que há mais pressão pois agora precisamos evoluir – estamos sendo melhor financiados e Enstone está mudando consideravelmente. Há trabalhos de construção acontecendo em várias áreas, está mudando rapidamente”, explicou ele.
“A Renault está entregando e vai nos dar as ferramentas para que possamos competir melhor, mas isso não muda da noite para o dia. Dito isto, há um plano em processo, parece sensato e todo o crédito vai para Cyril (Abiteboul, diretor-gerente da Renault) e todos aqueles caras por fazer isso acontecer”, concluiu Permane.
2016, 2017, alan permane, ano, campeonato, diretor, equipe, fabricante, fim de semana, foco, grid, lotus, moral, pacote, pontos, regulamentos, renault, site, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.