F1 – Renault: Equipamento de abastecimento causou o problema de Vettel

quarta-feira, 7 de novembro de 2012 às 9:38

Sebastian Vettel

A Renault acredita que um problema de calibragem com o equipamento de abastecimento é a explicação mais provável para o fato de Sebastian Vettel não ter tido combustível suficiente em seu carro na classificação para o GP de Abu Dhabi.

Vettel perdeu seu terceiro lugar no grid em Yas Marina depois que foi descoberto nas inspeções pós classificação que ele tinha apenas 850ml de combustível no tanque do seu carro após a Q3 – enquanto as regras exigem que no mínimo um litro seja fornecido como amostra.

Naquele momento, tanto a Red Bull quanto a Renault estavam convencidas de que ele havia saído para sua última tentativa com combustível suficiente, então elas não conseguiram explicar claramente em Abu Dhabi por que não houve o bastante para os testes da FIA.

Investigações pós evento conduzidas por Red Bull e Renault concluíram que não houve nenhum problema mecânico no motor do carro ou no sistema de combustível, e que Vettel não havia consumido mais combustível do que o esperado durante suas voltas.

Ao invés disso, a Renault suspeita que o equipamento de abastecimento, que é chamado de “robô” dentro da equipe, usado no carro de Vettel foi o culpado.

O diretor de operações de pista da Renault, Remi Taffin, disse que está aguardando um relatório final da Red Bull, mas a maior probabilidade é que o equipamento de abastecimento tenha colocado uma quantidade menor do que alegou.

“Agora, nós fomos muito fundo nas investigações, e se olharmos o que aprendemos entre a classificação de sábado e o domingo de manhã, obviamente descobrimos que estava nos faltando um pouco de combustível na célula”, declarou Taffin ao site Autosport.

“Nós checamos os números, checamos o que fizemos com o ‘robô’ de combustível, e todos esses números afirma que deveríamos ter tido combustível. Portanto, a Red Bull agora está checando com o fornecedor de seu ‘robô’ se a quantidade correta foi colocada. Isso está em andamento”.

Taffin afirmou que não houve nenhuma mudança na estratégia de combustível normal da Red Bull ou da Renault na classificação de Abu Dhabi em relação aos GPs anteriores, e a análise dos dados mostrou que o consumo vinha sendo normal.

“Nós checamos tudo do nosso lado e não conseguimos notar nenhum problema, portanto agora estamos esperando para saber se foi colocado combustível suficiente ou não”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.