F1 – Renault deve anunciar Pat Fry
sábado, 2 de novembro de 2019 às 17:05O boato no paddock da F1 no GP dos EUA é que a Renault anunciará em breve que contratou o engenheiro britânico Pat Fry para liderar a equipe técnica da Enstone.
Fry deixou a McLaren no início deste ano, depois de planejar o renascimento da equipe em 2019. Sabia-se que seria um papel de curto prazo, porque a McLaren havia contratado James Key para ser o Diretor Técnico. Fry ficou alguns meses e depois saiu.
Não está claro exatamente qual será o papel de Fry em Enstone, mas parece que ele trabalhará com o diretor técnico Nick Chester e o diretor executivo Marcin Budkowski.
A Renault vem trabalhando duro nas últimas temporadas para melhorar o desempenho do motor, mas este ano a equipe cliente McLaren superou a da fábrica, indicando que a equipe deve se concentrar mais no chassi e na aerodinâmica. A equipe anunciou na sexta-feira que está renovando seu departamento de aerodinâmica, mas ter Fry lhes dará um líder técnico com uma história forte e uma grande reputação.
Para Fry (55), será um retorno à equipe, onde trabalhou no início de sua carreira na Formula 1, depois de ingressar no departamento de pesquisa e desenvolvimento de Pat Symonds em 1987, depois de sete anos como engenheiro de design eletrônico em mísseis com sistema Thorn EMI.
Seu papel principal era trabalhar em um sistema de suspensão ativa. Ele se tornou um engenheiro de corrida no início da era Schumacher antes de ser atraído para a McLaren em 1993 pelo ex-colega da Benetton Giorgio Ascanelli.
Ele passaria os próximos 17 anos em Woking, inicialmente como engenheiro de corrida antes de subir para liderar a equipe de design de dois carros vencedores de mundiais, antes de ser contratado pela Ferrari em 2010.
Ele se tornou diretor técnico (chassi) em Maranello, mas foi afastado em 2014 quando James Allison se juntou à equipe. Ele se tornou Diretor de Engenharia em Maranello por um ano, mas depois começou a trabalhar como consultor de engenharia, inicialmente na Manor F1 e, em 2018, ele foi contratado pela McLaren para liderar a equipe de design do carro de 2019.
Se essa contratação se materializar, é mais um indicativo que a Renault não vai sair da Formula 1 em 2021 como muita gente vem especulando. Neste mesmo ano de 2019, a Renault contratou cerca de 250 pessoas para trabalhar em sua fábrica de Formula, além de ter investido mais de USA 100 milhões em suas instalações em Enstone.
Atualização: Contratação confirmada meia-hora depois dessa matéria ter ido ao ar!
Clique AQUI para apostar no GP dos EUA
comentatios f1, gp dos eua f1, melhor site f1, nick chester, pat fry renault, pat symonds, renault f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.