F1 – Renault desclassificada do GP do Japão

quarta-feira, 23 de outubro de 2019 às 18:43

Renault

A Renault teve seus dois carros desclassificados do GP do Japão de Formula 1 por usar um auxílio ilegal à pilotagem.

Após um protesto da equipe Racing Point, os organizadores da FIA realizaram uma audiência pot teleconferência na quarta-feira para avaliar se um sistema de ajuste de viés de freio usado por Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg em Suzuka era legal.

Os comissários acreditavam que o sistema não violava os regulamentos técnicos da F1, mas que era um auxílio ao motorista.

Como resultado, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg foram destituídos do P5 e P9 que haviam conseguido em Suzuka.

O protesto da Racing Point foi baseado em alegações de que um sistema pré-definido de ajuste dos freios dependia da distância da volta viola os regulamentos da F1.

Os documentos da FIA revelaram que as sugestões foram originalmente feitas por um ex-funcionário da Renault.

A Racing Point argumentou que o sistema era uma violação do Artigo 27.1 dos regulamentos esportivos da F1, que exige que o piloto conduza o carro sozinho e sem ajuda.

A equipe também achou que a Renault havia violado os artigos 11.1.3, 11.1.4 e 8.6.3 dos regulamentos técnicos que proíbem dispositivos que alteram o equilíbrio dos freios ou qualquer sistema não controlado pelo piloto.

A Renault insistiu que seu sistema de ajuste de viés de freio não usava um gatilho de distância e estava dentro dos regulamentos técnicos.

Ela ofereceu todos os detalhes do sistema à FIA, mas isso foi mantido em sigilo e não foi revelado ao público.

Após uma audiência por teleconferência entre os comissários do GP do Japão, concluiu-se que o sistema da Renault cumpria os regulamentos técnicos.

Relatório dos comissários
1. O software do controlador do freio traseiro usado pela Renault é parte integrante do sistema de controle referido no Artigo 11.9 da FIA. Como tal, é utilizado em conformidade com o Artigo 11.1.3 e 11.1.4 do Regulamento Técnico da FIA de Fórmula 1.

2. O sistema de controle descrito não está predefinido, depende da distância da volta, conforme alegado.

3. Os pilotos da Renault usam botões montados no volante para controlar o equilíbrio dos freios, em conformidade com o Artigo 8.6.3 dos Regulamentos Técnicos da FIA. Eles estão conectados à ECU padrão da FIA.

4. Dado o exposto, os comissários concluem que, embora a Renault tenha usado soluções inovadoras para explorar certas ambiguidades nos Regulamentos Técnicos e outros documentos de suporte, seu sistema não viola nenhum Regulamento Técnico atual.

Uma declaração de comissários dizia: “O sistema de ajuste do balanço de freios em questão atua como um auxílio ao piloto, poupando-o de ter que fazer vários ajustes durante uma volta.

“Os comissários observam que existe uma distinção clara entre esse sistema e um que fornece controle real de feedback, que poderia substituir as habilidades ou reflexos do piloto.

“No entanto, ainda é um auxílio e, portanto, viola o Artigo 27.1 dos Regulamentos Esportivos da FIA de Formula 1”.

Foi tomada a decisão de desclassificar Ricciardo e Hulkenberg da corrida de Suzuka, porque sentiram que eles haviam ganho uma vantagem com o sistema.

Devido à natureza única da audiência, foi proposto um prazo estendido caso a Renault decidisse recorrer da punição.

Até quinta-feira, 10h, horário local, no México, para notificar a FIA de sua intenção de apelar, se assim o desejar.

O impacto da desclassificação da Renault
Os resultados revisados ​​colocam a Renault sob pressão da Toro Rosso pelo P5 posição no campeonato de construtores.

Ele também move o piloto da Racing Point, Sergio Perez, do P11 para o P9 na tabela, acima dos dois pilotos da Renault, no campeonato de pilotos.

Ricciardo e Hulkenberg passam para P12 e P13, ficando atrás de Lando Norris, da McLaren, e também da Toro Rosso de Daniil Kvyat.

A vitória no título de construtores da Mercedes também permanece confirmada – por um ponto – apesar de Charles Leclerc ser promovido para o P6 e ganhar mais dois pontos para a equipe Ferrari.

Os pontos de bônus de Leclerc reduzem o déficit da Ferrari para 177 pontos, com apenas 176 disponíveis nos quatro GPs restantes.

Veja a classificação de pilotos e equipes atualizada AQUI

Ele também aumenta sua vantagem em P3 no campeonato de pilotos para 11 pontos sobre Max Verstappen e Sebastian Vettel.

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AS - www.autoracing.com.br

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