F1 – Renault aprendeu com o ‘coquetel de problemas’ de 2015

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 às 13:42

Daniel Ricciardo no GP do Brasil

A Renault está confiante que aprendeu com o “coquetel de problemas” que atormentou sua temporada de 2015, à frente de seu retorno para o grid como uma equipe de fábrica.

A Renault assinou um contrato para a compra da Lotus antes da temporada de 2016, mas o fez depois de uma campanha tórrida que viu seu relacionamento com a Red Bull quebrar devido ao mau desempenho. Ela vai continuar a fornecer para a Red Bull no próximo ano – embora com motores renomeados como TAG – mas também se concentrando em sua própria equipe de fábrica.

Remi Taffin diz que a Renault aprendeu com seus erros e acredita que a fabricante francesa irá se beneficiar de uma abordagem mais comedida.

“Chegamos ao primeiro teste de 2015 acreditando que tínhamos dado um grande passo à frente. Realmente pensávamos que tínhamos feito um bom trabalho”, disse Taffin. “Foi o caso em certas áreas, mas fomos apanhados em três maneiras principais. A primeira foi um problema de confiabilidade significativa com os pistões. Tivemos outra parte dentro da eletrônica na unidade de potência que não podíamos tocar e que continuou a ser uma fonte de problemas”.

“O elemento final é que paramos (o desenvolvimento) muito tarde para 2015, tomando decisões até o último momento possível. A especificação da unidade de potência para a primeira corrida foi determinada muito tarde e simplesmente paramos tarde demais, e não estávamos prontos. Queríamos diminuir a diferença tanto que puxamos o tapete de debaixo dos nossos próprios pés. Mas este coquetel particular de problemas nos permitiu aprender muito e certificar que os mesmos problemas não irão ocorrer novamente no futuro”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.