F1 – Renault antecipa novos problemas em Sepang

terça-feira, 25 de março de 2014 às 14:30

Renault F1

Remi Taffin admite que os problemas da Renault provavelmente continuem na Malásia, que acredita ser a corrida mais difícil do ano para a nova geração de motores.

Dos sete abandonos em Albert Park, cinco foram de carros com motores Renault, com Sebastian Vettel na terceira volta o mais notável de todos eles. Após a desclassificação de Daniel Ricciardo, o melhor colocado com motor Renault foi Jean-Eric Vergne em oitavo. Com apenas três de seus carros completando a corrida dá uma clara indicação da distância que o fornecedor de motores ainda tem que recuperar para chegar à Mercedes. Embora o chefe de operação de controle Taffin sinta que a Renault tenha feito progressos desde então, ele não está ignorando o fato de que a Malásia será um teste mais difícil ainda do que Melbourne.

“Nós tivemos vários problemas em todos os carros em Melbourne, mas recriamos os problemas no dinamômetro em Viry”, disse Taffin. “A maioria estão consertados e o restante estará sob controle até sexta-feira em Sepang. Embora possamos prever que ocorram outros problemas, já estamos mais capazes de reagir rapidamente para minimizar o seu impacto. Sepang é um dos circuitos cujos requisitos técnicos vão mudar dentro da nova regra. Na era V8 o circuito sempre foi um desafio para os motores, mas agora será uma das corridas mais difíceis do ano”.

Taffin acredita que o notório calor e a umidade de Sepang serão o maior desafio do fim de semana.

“Dos seis principais componentes da unidade de potência, o motor de combustão interna estará sob a maior pressão na Malásia. A umidade em Sepang tornou um pouco mais fácil para os motores normalmente aspirados, já que a potência diminui quando a quantidade de água no ar aumenta. Isso significava que geralmente éramos capazes de compensar este impacto nas duas longas retas”.

“Este ano não vamos ter esse luxo. Com um motor turbo a entrada de ar é controlada em todos os momentos, independentemente das condições ambientais. Então essas longas retas irão realmente começar a perturbar. Como resultado, Sepang vai se tornar muito menos indulgente, já que por duas vezes em cada volta a unidade de potência será acelerada ao máximo, com a rotação da turbina indo a cerca de 100.000 rpm por mais de 10 segundos”.

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