F1 – Renault admite que o progresso será limitado até 2015

sexta-feira, 27 de junho de 2014 às 9:05

Renault F1

A Renault está convencida de que pode satisfazer as exigências de melhoria da Red Bull, mas talvez tenha de esperar até que o congelamento dos motores da Fórmula 1 seja aliviado na próxima pré-temporada.

Rob White, diretor de gerenciamento da Renault, declarou: “A oportunidade de mudar a especificação do hardware é extremamente limitada durante o curso da temporada. Até este momento, isso não foi um obstáculo para o progresso que conseguimos”.

“Mas estamos dando prosseguimento a um plano de desenvolvimento que claramente pode proporcionar mais melhorias com a mudança de especificação (para 2015). No momento, o regulamento é claro: não podemos alterar a especificação, exceto sem a aprovação prévia da FIA, que normalmente não é concedida para melhoria de performance”.

Apesar de o congelamento atual limitar a oportunidade da Renault reduzir a diferença para a Mercedes e deixar a Ferrari conformada de que será impossível se recuperar neste ano, White acha que ainda há coisas que podem ser feitas para progredir.

“Temos conseguido melhorias significativas neste ano para reduzir a desvantagem em relação aos nossos competidores”, disse ele. “Ainda temos trabalho em progresso e vamos apresentar melhorias adicionais”.

“Mas é claro que há um trabalho de longo prazo em andamento que pode, de maneira realista e por razões práticas, legítimas e de regulamento, ser entregue durante o inverno, mas não ao longo desta temporada. Há coisas de curto prazo e potencialmente maiores que estarão disponíveis em breve”.

Apesar de admitir que os mãos da Renault estão atadas pelo congelamento atual dos motores, White diz que a restrição não é uma desculpa para o trabalho que a companhia vem fazendo até agora neste ano.

“Nós trabalhamos dentro das restrições das regras técnicas e esportivas, e nosso trabalho é tirar o máximo delas”, afirmou ele. “Não é óbvio se, com restrições de homologação diferentes, o resultado seria melhor ou pior”.

White reiterou que o maior erro da Renault neste ano foi iniciar seu programa do V6 turbo tarde demais, o que a deixou atrasada desde o primeiro dia.

“Ficamos atrás da meta interna que estabelecemos, portanto não posso estar satisfeito. Não fomos rápidos o suficiente na pista para responder ou satisfazer nossas equipes, então é claro que gostaríamos de ter feito as coisas de outro modo e alcançado um resultado diferente. Mas olhando para frente, nossa mentalidade é buscar a melhor interação a fim de corrigir isso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.