F1 – Renault acusada de estar fora do regulamento

quarta-feira, 16 de outubro de 2019 às 12:32

Renault

Foi revelado que a Renault teria usado um sistema de frenagem ilegal, não apenas no Japão no fim de semana passado, mas também nas corridas anteriores. Isso pode causar problemas em termos de pontos no campeonato, entre outras coisas.

Se a equipe for considerada culpada pela FIA, isso causará uma grande ameaça à imagem da equipe.

A Renault estaria usando um ajuste automático de balanceamento de freio embutido.

As peças estão atualmente sendo examinadas e uma decisão poderá ser tomada já nesta semana.

“Vamos nos defender de todas as formas contra as alegações”, disse Cyril Abiteboul.

A equipe pode ser forçada a pagar uma multa pesada e correr o risco de perder todos os pontos do campeonato e até uma potencial exclusão.

Ralf Schumacher disse que a Renault pode estar obtendo uma “grande vantagem” com esse sistema automatizado de equilíbrio de freio.

Depois de Suzuka, a Racing Point apresentou um dossiê de 12 páginas, protestando contra o “sistema de ajuste de equilíbrio de freio pré-ajustado” da rival francesa Renault.

As ECUs e volantes usados ​​por Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo no Japão foram apreendidos e uma investigação foi iniciada.

O ex-piloto de F1 Ralf Schumacher disse à Sky alemã que a desclassificação do campeonato e uma multa como os USD 100 milhões dados à McLaren pelo escândalo ‘spygate’ são possíveis.

Mas ele espera que a Renault não tenha trapaceado deliberadamente.

“Como uma equipe de fábrica, isso seria muito questionável. Eles teriam que repensar tudo”, afirmou o alemão.

No mínimo, ele acha que um sistema automático de equilíbrio de freio daria aos pilotos uma clara vantagem.

“O piloto normalmente é responsável por ajustar o balanço do freio; portanto, se isso acontecer automaticamente, você poderá frear mais tarde e carregar mais velocidade a cada curva. Seria uma grande vantagem”, afirmou Schumacher.

“Um sistema automático controlado eletronicamente poderia fazê-lo muito melhor e mais rápido do que o piloto consegue manualmente”.

Schumacher acha que há um grande risco de que a Renault seja considerada culpada de irregularidades.

“A suspeita deve ser razoável, porque é uma regra não escrita que você não acuse outra equipe de algo assim, a menos que tenha 100% de certeza.

“Se eles (Racing Point) estiverem certos, é uma catástrofe para a Renault. E não é a primeira vez que eles atraem a atenção”, disse ele.

Schumacher está se referindo a Cingapura, onde Ricciardo foi excluído da classificação quando seu MGU-K excedeu o limite máximo permitido de entrega de potência elétrica.

Mas ele acha que pode levar algum tempo até que a nova controvérsia seja resolvida.

“A FIA já parece sobrecarregada com as decisões mais simples, e esta é definitivamente uma tarefa gigantesca. Eles precisam ter certeza absoluta, porque seria um grande revés para a Renault”, disse Schumacher.

AS - www.autoracing.com.br

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