F1 – Relembre o último GP dos EUA, realizado em 17/06/2007

domingo, 18 de novembro de 2012 às 8:11
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Hamilton resiste à pressão de Alonso e vence em Indy

O fenômeno Lewis Hamilton completou o domínio em território norte-americano e venceu a sétima etapa da Formula 1, realizada em Indianapolis (Estados Unidos). O jovem piloto inglês, que já havia vencido no Canadá, triunfou praticamente de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas após as duas paradas nos boxes.

O bicampeão Fernando Alonso tentou de todas as formas roubar a vitória do parceiro na McLaren-Mercedes. O espanhol partiu para cima na largada e se aproximou de forma mais consistente após o primeiro pit stop de ambos. Alonso emparelhou com Hamilton na 37ª volta, na reta dos boxes. O inglês resistiu à pressão e, a partir daí, manteve a diferença superior a um segundo até a bandeirada.

Felipe Massa completou o pódio na terceira posição. O brasileiro suportou nas voltas finais à forte pressão do companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen. O finlandês, ao contrário dos principais adversários, optou pelos pneus mais macios no último pit stop. Isso deu a ele uma vantagem no trecho final, e bastante trabalho para Massa. Raikkonen caiu para sexto na largada, recuperando terreno após a primeira parada.

O quinto colocado foi o finlandês Heikki Kovalainen, que fez uma boa corrida com a Renault. Jarno Trulli (Toyota) segurou Mark Webber (Red Bull) e terminou em sexto. O estreante Sebastian Vettel (BMW) marcou um ponto com a oitava posição. Giancarlo Fisichella (Renault) teve uma prova atribulada e cruzou em nono, seguido por Alex Wurz (Williams).

Uma confusão após a largada eliminou três carros: Rubens Barrichello (Honda), Ralf Schumacher (Toyota) e David Coulthard (Red Bull). Takuma Sato (Super Aguri) rodou sozinho na 14ª volta. O japonês será penalizado em 10 posições no grid para o GP da França, por ter ultrapassado sob bandeira amarela.

Nick Heidfeld (BMW) abandonou com problemas mecânicos. O alemão passou para o quarto lugar após a largada, deu uma escapada antes do primeiro pit stop e estava em quinto quando parou. Nico Rosberg (Williams) tinha uma tática de apenas um pit stop e vinha em sexto quando até ter problemas de motor. Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) encostou a cinco voltas do final.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Voltas
1 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 73
2 Fernando Alonso McLaren-Mercedes 73
3 Felipe Massa Ferrari 73
4 Kimi Räikkönen Ferrari 73
5 Heikki Kovalainen Renault 73
6 Jarno Trulli Toyota 73
7 Mark Webber Red Bull-Renault 73
8 Sebastian Vettel BMW 73
9 Giancarlo Fisichella Renault 72
10 Alexander Wurz Williams-Toyota 72
11 Anthony Davidson Super Aguri-Honda 72
12 Jenson Button Honda 72
13 Scott Speed STR-Ferrari 71
14 Adrian Sutil Spyker-Ferrari 71
15 Christijan Albers Spyker-Ferrari 70
16 Nico Rosberg Williams-Toyota 68
17 Vitantonio Liuzzi STR-Ferrari 68
Nick Heidfeld BMW 55
Takuma Sato Super Aguri-Honda 13
David Coulthard Red Bull-Renault 0
Rubens Barrichello Honda 0
Ralf Schumacher Toyota 0

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.