F1 rejeita concessão para Alpine aumentar a potência

quarta-feira, 18 de outubro de 2023 às 9:29

Alpine

A Fórmula 1 negou uma permissão especial para a Alpine melhorar sua unidade de potência sob as regras do congelamento dos motores.

Em julho, a equipe francesa argumentou que deveria poder aumentar a performance por ter uma vantagem de 30 hp em relação aos rivais.

Mas segundo a Auto Motor und Sport, a FIA fez sua própria análise de potência estudando dados do sensor de torque e descobriu que o motor tem apenas 15-20 hp a menos do que Honda, Mercedes e Ferrari.

“A Alpine tem de conviver com essa desvantagem de potência até 2026”, relatou o correspondente Michael Schmidt.

Fontes disseram à revista alemã que a Renault está nessa situação porque foi mais cautelosa na relação performance-confiabilidade do que as outras fabricantes na época do congelamento.

“A Renault não teve problemas de confiabilidade que teriam aberto a porta para uma correção”, explicou Schmidt. “Era principalmente a bomba de água que estava quebrando e nenhuma performance pode ser encontrada lá”.

De acordo com o relato, a Alpine aceitou a decisão da FIA. “Nossa prioridade é desenvolver o motor de 2026”, confirmou o chefe Bruno Famin.

Quanto a 2024, a equipe está focada em um chassi e uma caixa de câmbio novos que “criam mais espaço sob o carro para gerar downforce”, disse Schmidt.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.