F1 – Reflexões sobre o GP do Canadá

segunda-feira, 12 de junho de 2017 às 20:31
Hamilton iguala poles de Senna - Canadá 2017

Hamilton iguala poles de Senna – Canadá 2017

Lewis Hamilton
Na minha opinião, um dos melhores pilotos de todos os tempos, provavelmente o segundo mais talentoso atrás de Ayrton Senna, Hamilton fez história no Canadá. Não apenas por fazer a pole e vencer a corrida de ponta a ponta com um carro nitidamente inferior ao da Ferrari, mas por igualar o número de pole-positions de Senna.

Schumacher tem até mais poles que Senna, mas demorou 15 anos para conquistar a sua 65ª pole e passou no mínimo metade de sua carreira correndo com o melhor carro contra um grid muito inferior ao atual, que é um dos melhores da história da F1. Além disso, Schumacher era “por contrato” o piloto número 1 da Scuderia, privilégio contratual que nenhum outro teve, tanto na Ferrari quanto em outras equipes, pelo menos que se tenha notícia.

Hamilton tem um talento natural muito acima do normal, mas provavelmente nunca chegará a ser um Ayrton Senna simplesmente por não ser um obcecado pelo trabalho como era o brasileiro. E aqui não estou julgando nada, até porque não me cabe julgar o estilo de vida de qualquer pessoa. Estou apenas relatando a minha opinião.

É um grande privilégio para mim e para você, leitor, que está lendo esse texto por ser fã de automobilismo, ver dois dos maiores pilotos de todos os tempos em ação provavelmente em suas melhores fases; Hamilton e Alonso.

A Mercedes resolveu seus problemas?

Valtteri Bottas

Valtteri Bottas

Não se sabe, mas é improvável. Os engenheiros trabalharam continuamente desde o GP de Mônaco e o simulador da equipe nunca foi tão utilizado nos 12 dias seguintes a Mônaco. Eles parecem ter conseguido um acerto melhor, mas a suspensão ainda é a mesma, assim como houve poucas modificações na aero. Pelo desempenho de Bottas, ele chegaria muito atrás das Ferraris de Vettel e Raikkonen, caso eles não tivessem tido problemas. Ambos não tiraram tudo do carro na classificação e na corrida, ambos largaram mal, Vettel teve que trocar o bico por causa da encostada com Verstappen e Raikkonen estava fazendo uma corrida abaixo da crítica até ter problemas de freios.

Ferrari

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

Ainda tem o melhor carro e é a favorita para Baku daqui a 15 dias. Mas seus pilotos tem que entregar muito mais do que fizeram no Canadá, porque os pilotos tanto da Mercedes quanto da Red Bull costumam entregar sempre. Os da Ferrari estão variando demais. O GP de Baku é um daqueles onde o sábado de classificação é fundamental, portanto é bom que ninguém se esqueça disso.

Sergio Perez

Force India

Force India

Simplesmente um absurdo o que Perez fez na corrida. Nitidamente mais lento do que seu companheiro novato Ocon, a equipe lhe pediu via rádio que deixasse seu companheiro de equipe o ultrapassar porque ele tinha mais chances de ultrapassar Ricciardo e obter um pódio quase inacreditável para a Force India. Via rádio, a equipe lhe disse várias vezes que se Ocon não conseguisse ultrapassar Ricciardo, eles inverteriam as posições novamente e Perez não perderia nada. Alertou-o inclusive que as Ferraris estavam chegando e poderiam ultrapassar ambos, se Perez não ajudasse a equipe naquele momento.

Mas Perez se mostrou um cara burro e mesquinho. Fechou a porta na cara de Ocon pelo menos duas vezes e depois praticamente abriu passagem para Vettel o ultrapassar. Absolutamente ridículo, mas pelo menos explica porquê a McLaren o mandou embora apenas depois de uma temporada lá.

Ocon

Esteban Ocon

Esteban Ocon

O moleque parece ter futuro. Nessa corrida pudemos ver sua tocada onboard por várias voltas e ficou muito claro que ele é muito bom. Guia muito limpo, não briga com o carro, cuida dos pneus e é muito rápido. Era o piloto que melhor fazia o grampo de todos, impressionante. Vamos aguardar o quão forte ele é mentalmente, porque isso costuma determinar a diferença de um campeão para um piloto apenas muito bom.

Fernando Alonso

Fernando Alonso

Fernando Alonso

Alonso não quer ir pra Indy, mas ele ameaça porque também não quer mais ficar na F1 fazendo papel de palhaço andando atrás com carros medíocres. Mais uma vez seu motor foi para o saco num GP onde ele estava andando na frente do que a teoria dizia. Dava pena de ver como sua McLaren-Honda era simplesmente ignorada nas retas pelos outros carros. Eu disse na minha última coluna que a Honda iria fazer uma corrida abaixo da crítica no Canadá, se conseguisse terminá-la. Bem, um carro não terminou e o outro chegou em penúltimo. Vergonhoso para a Honda e para a McLaren.

Mas Alonso na Indy é muito pouco provável. Ele teria que correr “por amor”, já que seu salário na F1 é maior que o orçamento total da maioria das equipes da Indy, senão todas.

Ninguém parece querer 25 corridas por temporada.

Heineken

Heineken

Bem, eu quero, na verdade adoraria. Mas como a F1 é uma categoria mundial, realmente fica difícil para quem trabalha nela ficar sem ver a família ou parte dela durante tantos meses por ano. 25 corridas demandaria uma temporada de cerca de 9 a 10 meses, o que convenhamos, é complicado. Aposto em 22.

Lance Stroll

Lance Stroll

Lance Stroll

O moleque não melhorou ainda, apesar de ter marcado seus primeiros pontos neste GP. Quem viu a câmera onboard dele percebeu o quanto ele briga com o carro, arrasta os pneus, comete overdrive e por isso perde tempo demais. É o oposto de Ocon, que guia limpo com o carro sempre indo em frente e não para os lados. Overdrive é querer andar mais rápido do que o carro suporta, é frear depois do limite, perder a tomada de curva, acelerar muito com o volante ainda esterçado nas saídas de curva e balançar demais o carro na curva a ponto de ter que fazer correções a todo instante no volante.

A arte de guiar um monoposto, principalmente um F1 é andar completamente no limite daquele carro, nem mais, nem menos, naquele momento, com aquele peso, com aquele composto de pneu, quase sem fritá-los e fazendo correções mínimas, quase imperceptíveis ao volante. Qualquer perturbação no carro tira o piloto da linha ideal de corrida e ele perde tempo, ao invés de ganhar.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.