F1 – Red Bull temia que Vettel abandonasse o GP do Brasil

segunda-feira, 26 de novembro de 2012 às 9:27

Acidente envolvendo Sebastian Vettel

A Red Bull temia que Sebastian Vettel fosse forçado a abandonar o GP do Brasil como resultado de seu incidente com Bruno Senna na primeira volta.

Ao ser questionado se havia preocupação com a possibilidade de os danos serem severos o suficiente para obrigar Vettel a abandonar, o chefe da equipe, Christian Horner, declarou: “Com certeza”.

“Havia muitos danos no escapamento, e são partes sensíveis do equipamento. Portanto, quando elas recebem um impacto como aquele, é claro que é bastante preocupante”.

O chefe técnico da Red Bull, Adrian Newey, acredita que os danos no carro estavam no limite absoluto do que ele poderia suportar. “Provavelmente, é o pior que você poderia ter e ainda terminar a corrida”, disse ele ao site Autosport.

Newey foi visto estudando imagens do carro danificado de Vettel no pit wall nos estágios iniciais da prova. Ele revelou que a equipe teve de reagir em vários pontos do evento visando garantir que os danos não piorassem.

“Nós monitoramos as cargas por meio das barras estabilizadoras, como tenho certeza que todas as equipes fazem, então podíamos ver que ele havia perdido pressão aerodinâmica, particularmente na traseira”.

“Na primeira parada, nós ajustamos ligeiramente a asa dianteira. Mas você está carregando aquela falta de pressão aerodinâmica, porque não há nada que possa fazer em relação a isso. A outra grande preocupação eram os danos que podíamos ver no sistema de escapamento”.

“Se o escapamento quebra, o que era bastante provável com aquele tipo de dano, a carenagem provavelmente pegaria fogo naquele ponto e seria o fim de sua corrida. Portanto, nós mudamos o mapeamento do motor a fim de tentar minimizar a temperatura do escapamento. Perdemos um pouco de performance e só tentamos levar o carro até o final”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.