F1 – Red Bull tem nova aero complexa para Monaco

quarta-feira, 22 de maio de 2019 às 19:02

Red Bull – dianteira 2019

A Red Bull abandonou o furo que havia no nariz de seu carro para o GP de Mônaco de 2019 em favor de um projeto mais convencional, juntamente com pequenas atualizações no assoalho, informou o Autosport.

O furo apareceu pela primeira vez no RB13 da Red Bull em 2017, e parecia ser uma tentativa de satisfazer os regulamentos da FIA em relação à estrutura de colisão frontal, ao mesmo tempo em que evitava áreas de alta pressão produzidas atrás dele, onde o fluxo de ar começa a se desprender.

Desde então, a Red Bull chegou a Monaco com um desenho regular de nariz, que foi adotada em 2016.

Embora a razão para retornar à configuração anterior não esteja clara, pode ser que a concha estivesse atrapalhando qualquer área sob baixa pressão, disparando o ar para baixo, o que pode ter submetido o carro a um certo grau de sustentação.

Em Monaco, onde o controle de downforce na dianteira é de suma importância, negar qualquer concentração de sustentação – que é uma força contrária ao downforce – deve ajudar os pilotos a conduzir seus carros em um circuito de rua desafiador.

O novo nariz também está emparelhado com uma especificação diferente de asa; mais de acordo com o desenho do início da temporada da Red Bull.

O elemento do meio não possui uma divisão e permite que a equipe curve o elemento superior mais para baixo. Isso sugere um desejo adicional de colocar mais downforce na seção interna, que tem como objetivo melhorar a resposta dianteira do carro.

A Red Bull também colocou um quarteto de pequenas barbatanas no topo do assoalho, logo ao lado do rebaixo do sidepod.

No primeiro plano da imagem de Giorgio Piola abaixo, a abundância de serrilhas no bargeboard mostra o nível em que a Red Bull está tentando transformar o fluxo de ar para fora.

As novas aletas (seta vermelha) aumentam esse efeito, e a metade inferior direciona o ar através da fenda no assoalho que é colocado próximo a elas.

Mas as pontas inclinam-se em uma direção diferente, que funcionará com o lado superior curvado do assoalho para trazer o fluxo de ar em cima do carro em torno do diafragma dos sidepods.

Juntos, estes visam limitar o impacto do ar dos pneus traseiros, que provocam uma grande quantidade de ar turbulento.

Isso pode, em última instância, prejudicar a eficácia dos elementos que produzem downforce na traseira do carro – ou seja, o difusor e os componentes associados.

Resta saber se essa complexa engenharia aerodinâmica vai funcionar como o esperado.

 

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