F1 – Red Bull quer simplificação das regras

terça-feira, 3 de abril de 2018 às 12:25

Christian Horner

O chefe da Red Bull, Christian Horner, insiste que a chave para melhorar os problemas atuais da Fórmula 1 com um amplo desempenho entre as equipes é simplificar as regras técnicas do motor e do chassi para dar mais ênfase aos pilotos.

Desde a introdução das regras do motor V6 híbrido na F1, a Mercedes conquistou quatro campeonatos mundiais de pilotos e construtores e dominou completamente a categoria. Embora a Ferrari e a Red Bull tenham aparecido para diminuir a diferença da fabricante alemã, um claro salto de desempenho entre as três melhores equipes e o restante do pelotão de F1 surgiu.

Quando questionado sobre como tornar a F1 mais competitiva, Horner acredita nas mudanças propostas nas regras de 2021 e é “tudo pela simplificação” para as regras de unidades de potência e chassis.

“Para mim, o mais prejudicial nos últimos cinco anos foi a introdução das atuais regras do motor”, disse Horner. “Eu acho que se você olhar para a F1 como um todo, acho que as regras para o chassi e o motor são muito complicadas. Isso gera custos, gera complexidade, aumenta a distância entre as equipes, então, para mim, seria tudo uma questão de simplificação”.

“Simplificação da unidade de potência, simplificação do chassi, voltar ao básico de tornar o piloto a maior variável, enquanto no atual momento, o piloto não é uma variável grande o suficiente”.

Horner acha que a F1 precisa ver os pilotos sendo capazes de lidar com as principais diferenças nas corridas, em vez de depender, em grande parte, do motor ou do carro, o que envolverá mais os torcedores.

“Queremos que os melhores pilotos disputem uns contra os outros”, disse ele. “Eu acho que você sempre terá variações dependendo do conjunto de habilidades das equipes e, mesmo que as equipes tenham orçamentos iguais, você ainda terá equipes que terão um desempenho melhor do que outras. Isso é concorrência. Nós vemos isso em outras categorias”.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.