F1 – Red Bull precisa mostrar a Vettel quem manda, dizem rivais

terça-feira, 26 de março de 2013 às 9:31

Sebastian Vettel

A Red Bull não tem escolha, a não ser mostrar a Sebastian Vettel quem manda após o alemão ter ignorado as ordens da equipe no GP da Malásia, afirmam chefes de competidoras rivais.

Falando sobre o que faria se um piloto desobedecesse as ordens da equipe, o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, declarou: “Você não tem escolha, precisa conversar e lidar com isso. Presumivelmente, o piloto está cometendo uma violação de contrato, e a equipe é maior do que qualquer piloto, não é? Qualquer equipe”.

“Com uma equipe tendo entre 600 e 700 pessoas, você realmente precisa lembrá-los. Mas os pilotos são pessoas competitivas, e é um desafio”.

O chefe da Lotus, Eric Boullier, disse: “Não conheço toda a história, mas parece que, no passado, Vettel já teve alguns favores da Red Bull comparado a Mark. Não é fácil – mas você precisa conversar com as pessoas. A equipe estava pensando no campeonato de construtores, e por isso pediu para que Webber e Vettel mantivessem suas posições”.

“Portanto, eles precisam ter uma discussão adequada sobre as razões por trás disso. Obviamente, eu entendo que Seb quer vencer, assim como Mark, mas talvez ele já esteja pensando no campeonato – porque sabe que será duro. Porém, como chefe de equipe, exceto se você favorece claramente um piloto, você sempre precisa fazer o melhor para a equipe”.

Whitmarsh afirmou que lidar com as ordens de equipe na Fórmula 1 é difícil, e aceita que a decisão de sua organização de não favorecer Lewis Hamilton ou Fernando Alonso em 2007 custaram um campeonato mundial.

“É muito fácil para mim dizer que não fazemos isso e condenar os outros – mas não quero fazer isso. Qualquer um pode nos lembrar que jogamos fora um campeonato em 2007: não usamos ordens de equipe, poderíamos ter favorecido um dos pilotos e ele teria sido campeão mundial”.

“Essa é a verdade, mas não parece certo que, sentamos em um escritório em Woking, nos digamos: ‘Certo, teremos Alonso como campeão mundial, ou Lewis como campeão mundial’. Uma parte de mim lamenta a perda do campeonato, mas, em geral, não me sinto bem com isso. Se eu estivesse na mesma situação, provavelmente faria a mesma coisa de novo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.