F1 – Red Bull poderá ter que mudar mapeamento de seus motores

terça-feira, 24 de julho de 2012 às 18:05
F112-red-bull-traseira615

A equipe Red Bull será forçada a fazer alterações no mapeamento do motor de seus carros para este fim de semana do GP da Hungria, informou o Autosport, com a FIA prestes a emitir um esclarecimento sobre o assunto nas próximas 48 horas.

Após a polêmica em Hockenheim, no domingo, quando a Red Bull  foi questionada pelos comissários a explicar por que seus carros estavam operando com mapas de motor que reduziam o torque em rotações médias, a FIA agora está perto de agir.

A FIA estaria planejando emitir um esclarecimento oficial sobre o assunto antes que os treinos comecem em Budapeste nesta sexta-feira.

Este documento deve deixar claro que o que a Red Bull estava fazendo na Alemanha – com o mapeamento de seus motores – deixará de ser considerado aceitável.

Fontes sugerem que a FIA vai estabelecer limites específicos para as variações de torque que podem ser usadas ​​em toda a gama de rotações. Acredita-se que a Red Bull  tem usado muito menos o torque do que o máximo disponível em média rotação..

Entende-se que o novo limite pode permitir como tolerância apenas dois por cento de variação, o que seria dentro da variação mostrada no mapa motor usado pela Red Bull no GP da Alemanha.

Por ter uma maior variação no mapeamento de seu motor, a Red Bull é capaz de minimizar tanto as derrapagens em saídas de curvas (como uma espécie de controle de tração) e também bombear mais gases através dos seus motores, auxiliando assim os benefícios aerodinâmicos que seu carro ainda recebe através da utilização de fluxo de gases do escape para a parte traseira do carro (difusor).

Embora o delegado técnico da F1,Jo Bauer, acredite que os mapas de motores da Red Bull violavam o regulamento na Alemanha, os comissários de corrida não concordaram, mesmo que eles também não tenham aceitado todas as explicações da equipe sobre o que estava acontecendo.

O chefe da equipe, Christian Horner, fez questão de minimizar o assunto em Hockenheim, sugerindo que ele nunca teve qualquer dúvida de sua equipe estava em conformidade com o regulamento.

“Infelizmente, quando você tem um carro rápido, é inevitável que perguntas sejam feitas”, disse ele. “A F1 é um negócio competitivo.

“As regras são bastante claras e depois de olharem as evidências, os dados, os comissários ficaram plenamente satisfeitos. Mas, afinal essa é a natureza da Fórmula 1. Claro, você sempre terá outras equipes especulando.”

Mesmo que o esclarecimento da FIA significar que a Red Bull Racing tenha que fazer alterações nos mapas dos seus motores, deve ser bastante simples para a equipe reverter as configurações para aquelas que ela utilizou sem problemas no início da temporada.

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.