F1 – Red Bull pode ter seu plano de congelar os motores frustrado

terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 16:25

Christian Horner, Toto Wolff e Mattia Binotto

A Red Bull terá que esperar pelo menos mais duas semanas por uma decisão sobre as futuras regras de congelamento da UP, que tem implicações vitais para a temporada de 2022 em diante.

A equipe está pressionando para que o congelamento da especificação do motor da F1 entre em vigor a partir do final de 2021, início de 2022. Isso permitiria que a Red Bull e a AlphaTauri continuassem usando suas unidades de potência desenvolvidas pela Honda depois que o fabricante japonês deixar a Fórmula 1 no final desta temporada.

A proposta recebeu uma resposta mista entre os rivais da Red Bull. Esperava-se que isso fosse resolvido por uma votação virtual em uma reunião ontem, mas o site RaceFans disse que isso não aconteceu.

“A boa vontade que existia na sexta-feira para uma votação não existia mais na segunda-feira”, disse uma fonte da equipe.

O diretor geral da Fórmula 1, Ross Brawn, confirmou ao site que o assunto “ainda está em discussão”. Espera-se que a votação ocorra agora em uma reunião da Comissão de Fórmula 1 em 11 de fevereiro.

Um congelamento foi proposto anteriormente em maio do ano passado pelo presidente da FIA, Jean Todt, mas foi contestado por algumas equipes, incluindo a Red Bull, que temia na época que a Honda não permaneceria na Fórmula 1 se não conseguisse desenvolver suas UPs. A Honda anunciou em outubro que a temporada de 2021 será sua última.

A relutância de outras equipes em apoiar um congelamento está enraizada na incerteza sobre a direção futura das regras da unidade de potência da F1. Os planos para a próxima fórmula do motor, e o tempo de sua introdução, ainda não foram acordados, e as equipes não estão dispostas a assinar um congelamento aberto das unidades de potência atuais.

Outro problema dessas negociações é também a possibilidade de fazer ajustes durante esse “congelamento”. Red Bull e Ferrari são a favor disso, mas Mercedes e Renault não são. A Mercedes é a favor de um congelamento, mas apenas se não houver nenhum ajuste provisório, ou seja, se congelar não se pode mudar mais mudar um parafuso na UP até a próxima geração de motores. A Renault, a priori prefere que não haja nenhum tipo de congelamento até que se defina qual será a UP da próxima geração.

Uma reunião dos diretores de equipes de F1 deve acontecer na próxima semana, mas isso se concentrará em outros assuntos além das futuras regras do motor.

O Autoracing já deixou sua posição sobre o congelamento das UPs clara através de seu editor-chefe Adauto Silva aqui.

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AS - www.autoracing.com.br

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