F1 – Red Bull: O lugar é de Alex e só ele pode perde-lo, na verdade

quarta-feira, 28 de outubro de 2020 às 11:51

Christian Horner

Mesmo Alex Albon tendo feito outra corrida decepcionante em Portugal, terminando em P12, fora dos pontos e vencido por larga margem pelo companheiro de equipe Max Verstappen, Horner ainda tem esperanças que ele possa se recuperar e manter sua vaga na equipe principal da Red Bull.

Então, quais são as novidades sobre o contrato de Albon, o assento ‘disponível’ mais atraente da Fórmula 1 e os possíveis candidatos?

Albon tem tido muito apoio da equipe da Red Bull desde que avançou admiravelmente no meio de sua temporada de estreia com a Toro Rosso, impressionando – especialmente com suas ultrapassagens – no final de 2019. Mas, embora ele não tenha sido ajudado por um carro complicado da Red Bull em 2020 Bull, Albon tem lutado muito este ano, mais do que Galsy lutou na primeira metade de 2019.

Albon foi batido em todas as classificações por Verstappen, com a diferença de 0,295s na Itália sendo a mais próxima que a dupla já esteve. Em média, Verstappen foi mais de meio segundo (0,555s) mais rápido que Albon em uma volta.

Isso muitas vezes deixou Albon muito abaixo no grid para a corrida e a Red Bull com uma grande desvantagem em comparação aos rivais da Mercedes, enquanto Albon também teve dificuldades, pelo menos em relação ao ano passado, para abrir caminho no grid. Verstappen, além de vencer em Silverstone, teve nove pódios em 2020, mas Albon só terminou entre os três primeiros uma vez – conquistando o P3 em Mugello quando Verstappen saiu da corrida na primeira volta.

Albon na verdade só terminou entre os seis primeiros cinco vezes nesta temporada e, de forma alarmante, fora dos pontos duas vezes.

A Red Bull, no entanto, vem apoiando o piloto que descreveu como um “grande talento” aos 23 anos, sempre deixou claro que seu desejo é que Albon permaneça como companheiro de equipe de Verstappen em 2021.

“O lugar é de Alex e só ele pode perde-lo, na verdade”, disse Horner a Martin Brundle, da Sky F1, em uma entrevista na sexta-feira em Portimão. “Todos nós queremos que ele tenha sucesso.”

“Mas a diferença entre Max … precisamos de um apoio aí, precisamos de outra ferramenta para lutar contra a Mercedes. É por isso que realmente queremos os dois carros andando na frente.”

“Nossa esperança e desejo é que Alex demonstre, e agarre aquele assento pelo pescoço e simplesmente o possua.”

Mas o chefe da Red Bull também insistiu, com apenas cinco corridas pela frente em 2020, que o tempo está passando para Albon garantir seu futuro.

Ele acrescentou a Brundle que Albon teve “duas ou três semanas” para impressionar, enquanto também disse aos jornalistas, via Reuters, antes do GP de Portugal que Albon “precisa de se recuperar em Portimão e Imola com um fim-de-semana forte do início ao fim”.

Albon respondeu com uma desvantagem de 0,533s para Verstappen na classificação de sábado, P6 no grid e P12 na corrida de domingo.

Mas mesmo depois desse resultado, Horner reforçou a posição da Red Bull em Albon.

“Todos estão fazendo o possível para tentar ajudar Alex a encontrar um acerto de carro, encontrar um equilíbrio no qual ele tenha confiança, porque todos nós ainda acreditamos nele”, disse ele à Sky F1 no domingo. “Ele tem um grande talento, está apenas em seu segundo ano na F1 e todos estão torcendo para que ele mantenha seu assento.”

Pierre Gasly, na maioria das vezes, seria o principal candidato a substituir Albon. Embora Gasly tenha sido transferido pela Red Bull para a Toro Rosso (agora conhecida como AlphaTauri) há pouco mais de um ano, ele tem sido um dos melhores pilotos da temporada em 2020, garantindo uma incrível primeira vitória no GP da Itália, e está apenas um ponto atrás de Albon na classificação com um carro muito mais lento.

Ele também marcou mais pontos nesta temporada (63) do que qualquer piloto conseguiu em uma única campanha na história da equipe – incluindo nomes como Vettel, Daniel Ricciardo e Verstappen, que ganharam promoções.

Mas a Red Bull não está interessada, e a AlphaTauri agora confirmou que Gasly ficará lá em 2021.

Mesmo a brilhante corrida de Gasly no domingo conquistando um P5 não convenceu Horner a mudar de ideia, já que ele insistiu que Albon estaria brilhando no carro AlphaTauri e Gasly lutando no Red Bull, se eles trocassem.

“Aquele carro AlphaTauri é um carro mais fácil de guiar, e era um carro mais fácil no ano passado quando Alex se mudou – esse foi um dos primeiros comentários que ele fez.”

“Mas tenho todos motivos para pensar que se invertêssemos, provavelmente seria exatamente a mesma situação. Acho que Alex naquele carro [AlphaTauri] provavelmente estaria tendo um desempenho igual ao de Pierre no momento.”

Perez e Hulkenberg no radar da Red Bull
Existem, no entanto, outros pilotos em quem a Red Bull está de olho.

Tanto Sergio Perez, um agente livre em 2021, apesar de suas tipicamente fortes corridas na Racing Point, quanto Nico Hulkenberg, fora do grid desde 2019, mas como um substituto impressionante em três corridas de 2020, aumentaram suas reputações este ano, e Horner admitiu interesse.

“Quando você tem pilotos desse calibre que estão no mercado aberto, então, é claro, você tem que olhar e avaliar essas possibilidades”, disse ele a Brundle, ao mesmo tempo que confirma que a Red Bull procurará fora da AlphaTauri caso eles precisem de uma substituição.

“Sempre tivemos um pool de talentos de jovens pilotos, mas ocasionalmente temos que olhar para fora desse pool, como fizemos com Mark Webber.”

As próximas semanas e corridas serão fundamentais, especialmente para Albon que ainda parece ser o favorito.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.