F1 – Red Bull escapa de punição por ilegalidade no motor

domingo, 22 de julho de 2012 às 11:10

F112-webber-inglaterra-sabado615
A Red Bull esteve sob investigação dos comissários do GP da Alemanha, com os motores dos carros de Sebastian Vettel e Mark Webber supostamente funcionando sob mapas de torque ilegais. O delegado técnico Jo Bauer apresentou as suas conclusões após a sessão de classificação de sábado, afirmando que ambos os carros violam os regulamentos.

Após os polêmicos difusores soprados em 2011, um conjunto de regras foi posto em prática para evitar que as equipes explorem a mesma área de seus carros nesta temporada. No entanto, de acordo com Bauer, o sistema usado pela Red Bull ainda produz um benefício “artificial” aerodinâmico, que se opõe a uma diretiva  técnica recente.

“Tendo examinado o mapa binário do motor dos carros nº 1 e 2, ficou evidente que a saída binária máxima de ambos os motores é significativamente menor em termos de rotações por minuto do que o visto anteriormente para estes mesmos motores em outros eventos”, explicou Bauer.

“Na minha opinião esta é, portanto, uma violação do artigo 5.5.3 dos regulamentos técnicos, já que os motores são capazes de oferecer mais torque em uma determinada velocidade. Além disso, este mapa de torque pode artificialmente alterar as características aerodinâmicas de ambos os carros, o que é também uma violação do TD 036-11”, concluiu.

Se os carros da Red Bull fossem considerados ilegais pelo grupo de comissários, eventuais sanções poderiam variar de colocações no grid a uma exclusão total do evento alemão. No entanto, optou-se pela inocência da equipe austríaca.

“Os comissários receberam um relatório do delegado técnico da FIA, juntamente com dados específicos dos carros da Red Bull. Embora os comissários não aceitem todos os argumentos da equipe, concluem que não há violação do artigo 5.5.3 e, portanto, não haverá nenhuma ação”, disse o comunicado oficial.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.