F1 – Red Bull busca esclarecimento da FIA após resultado do teste da Mercedes
sábado, 29 de junho de 2013 às 8:17A Red Bull solicitou um esclarecimento formal da FIA sobre se agora está livre para testar um carro de 2011 ou mesmo de 2013, na sequência do caso do teste realizado pela Mercedes. Christian Horner, chefe da equipe, escreveu uma carta para o diretor de corridas da FIA, Charlie Whiting, de acordo com o site Autosport.
O dirigente pediu para a FIA especificar se há circunstâncias em que a Red Bull poderia participar de um teste de pneus Pirelli com seu carro de 2013, caso certas condições fossem cumpridas – como foram originalmente previstas para a Mercedes em correspondência com a FIA antes de sua próprio teste. Ele também questiona os procedimentos exatos para a aprovação dos testes, bem como se a equipe precisa de aprovação formal do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.
A Ferrari também realizou dois testes para a Pirelli, um em 2012 e outro antes do GP da Espanha deste ano, com total aprovação da FIA. A Red Bull quer que a FIA esclareça se um teste com quilometragem ilimitada, em uma pista antes dela sediar um GP, conduzido por pilotos titulares, usando um carro de 2011, que está “substancialmente” nos conformes com as regras atuais, seria permitido.
Tudo isso em referência ao artigo 22.1, que proíbe testes realizados com um carro do ano ou do ano anterior, bem como aqueles que estão “substancialmente em conformidade” com as normas técnicas vigentes. Fontes da Red Bull indicam que a carta não é uma tentativa de contestar a recente decisão do Tribunal da FIA, que apenas “advertiu” a Mercedes pelo seu teste e a proibiu de participar do teste de jovens pilotos. É apenas uma questão de esclarecimento.
carro, Christian Horner, esclarecimento, ferrari, fia, mercedes, quilometragem, red bull, teste
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.