F1 – Red Bull, a decepção

sábado, 18 de julho de 2020 às 14:27

Red Bull – Hungria 2020

A viagem da Red Bull à Hungria até agora tem sido um fracasso, marcada pela classificação no sábado, com Alex Albon fora no Q2 e Max Verstappen num medíocre P7.

Os problemas – sobre os quais os pilotos manifestaram preocupação na noite de sexta-feira – começaram nos treinos e não parecem fáceis de arrumar.

Mas quão preocupada a Red Bull deve estar, e isso significa que as esperanças da equipe para 2020 já estão desaparecendo rapidamente?

A Red Bull continua confiante de que há um potencial real neste carro, mas deve se preocupar com isso.

Há um problema aero que eles não resolveram, e talvez até piorou com as atualizações e isso sempre é uma grande preocupação.

Uma coisa é ter um problema, outra quando a sua tentativa de resolvê-lo não funciona conforme o esperado e a chave será se a equipe conseguirá chegar ao fundo de suas dificuldades.

O Hungaroring é um circuito bastante aerodinâmico em termos de desempenho e o fato de a Red Bull ter lutado durante todo o fim de semana em uma pista que deveria aproveitar seus supostos pontos fortes é uma má notícia – sem mencionar sugerir que seus pontos fortes realmente não são o que eles esperavam que fossem.

O inquérito lá dentro já começou. Esta é uma reviravolta surpreendente para a Red Bull, que deveria ter sido mais competitiva nessa pista sinuosa, mas ficou para trás da Racing Point e da Ferrari e mal ganhou da McLaren.

Pode ser que, no seu auge, o RB16 seja uma arma potente, mas há um problema inerente que significa que o pico do carro é acessível apenas em condições muito específicas. Mesmo que essa interpretação generosa seja o caso, a Red Bull tem muito trabalho a fazer para mudar isso, porque o P7 na classificação numa pista supostamente favorável a ela é inaceitável para a equipe e para Verstappen.

Uma forma medíocre assim significa que as perspectivas do campeonato de Verstappen estão diminuindo muito rapidamente. Se a Red Bull é mais lenta que a Ferrari na classificação na Hungria, mesmo com o declínio evidente do motor da Ferrari, isso envia uma mensagem ruim sobre a qualidade do carro.

Quanto a Albon ser nocauteado no Q2, mais lento que um Williams … por mais frustrado que estivesse por encontrar algum tráfego, certamente havia carro suficiente para chegar ao Q3.

Há algo fundamentalmente errado com o funcionamento da aerodinâmica do RB16.

A mesma inconsistência entre instabilidade dianteira ou traseira – aparentemente aleatória – sugere que algo não diagnosticado está matando o carro.

A Red Bull mudou a filosofia aero este ano da dianteira na busca por mais desempenho em baixa velocidade, mas parece que a imprevisibilidade do carro está tornando-se um fantasma.

Em teoria, a Hungria deveria ter sido melhor do que a Áustria para um carro com bastante downforce e um pequeno déficit de potência, talvez não mais do que 15 – 20 hp. Mas essa vantagem de downforce aparentemente não existe e as curvas mais longas dessa pista parecem punir o carro por mais tempo.

O nível de desempenho da Red Bull na Hungria não é potencialmente o P7, com Verstappen conseguindo uma volta 0,014s mais lenta que a sua melhor no final do Q3 com pneus usados – o que sugere que a sessão não foi totalmente maximizada.

Mas isso não deveria ser uma desculpa para o RB16, e certamente não é uma base para sugerir que Verstappen tenha tido um desempenho abaixo do esperado. O carro pareceu ter uma dirigibilidade pobre na Hungria – e, por mais que Verstappen tenha deixado algum tempo na mesa, ele ainda está tirando muito mais do que o companheiro de equipe Albon.

Verstappen continua sendo a posse premiada da Red Bull. Ele está sob contrato até 2023, mas seu acordo anterior foi amplamente divulgado por conter várias cláusulas de saída com base no desempenho.

Se ele também for derrotado não apenas pela Mercedes, mas também pela Racing Point e por uma Ferrari incomum, isso provavelmente uma ótima maneira de acionar essas cláusulas. A Red Bull estaria se enganando se achar que pode segurar Verstappen por muito mais tempo e manter seu moral em um nível aceitável, sem fornecer a ele um carro de qualidade.

A decepção do fim de semana – bem, na verdade, decepção da temporada até agora – tem sido a Red Bull.

Parecia que os Touros estavam entrando nesta temporada com uma chance no campeonato, mas, na verdade, como equipe, parece estar jogando isso fora.

Nos testes de pré-temporada em Barcelona, o carro parecia nervoso quando Verstappen realmente o forçava. Na Áustria, nos dois finais de semana de corrida, continuou nervoso e novamente na Hungria da mesma forma.

Nenhum progresso ao longo de três fins de semana significa que você está retrocedendo e os desenvolvimentos lançados no carro o confundiram ainda mais.

Na corrida há esperança de ser um pouco melhor, mas os pilotos terão que segurar o RB16 pelo pescoço durante e corrida inteira, que é realmente difícil fazer.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.