F1 – Raikkonen lidera o último dia com pista molhada

quinta-feira, 2 de março de 2017 às 14:49
Kimi Raikkonen

Kimi Raikkonen

A Ferrari liderou o último dia do primeiro teste de pré-temporada de Fórmula 1 de 2017, com Kimi Raikkonen superando a Red Bull de Max Verstappen.

Em um dia onde a pista de Barcelona foi artificialmente molhada durante a noite e novamente na hora do almoço, a janela útil para correr foi reduzida.

Poucas equipes fizeram uso da pista molhada após o almoço, com Valtteri Bottas da Mercedes um dos poucos pilotos a completar muitas voltas antes que ficasse seco o suficiente para slicks.

Verstappen ficou rapidamente na topo da tabela quando bateu o tempo da manhã de Raikkonen, mas o piloto da Ferrari foi o mais rápido em pneus macios ao terminar o dia.

No final, os 1:20.872s de Raikkonen ficaram a 0,897s à frente do Red Bull.

Na pré-temporada de 2016 o melhor tempo do quarto dia também havia sido de Kimi Raikkonen, Ferrari com 1:23.477 e pneus ultra-macios. Neste ano o mesmo Kimi fez 1:20.872 com pneus apenas macios. Uma melhora de 2.5s com um composto que é no mínimo 1,5s mais lento que os ultra-macios.

Isso significa que é possível projetar um tempo na casa de 1:19 baixo se Kimi tivesse feito sua melhor volta de hoje com os ultra-macios, ou seja, cerca de 4 segundos mais rápido que o tem conseguido ano passado.

A Mercedes foi apenas oitavo no primeiro dia de pré-temporada que não parecia tranquilo para a equipe campeã mundial.

Lewis Hamilton não deu nenhuma volta de manhã, enquanto a Mercedes disse que estava trabalhando para corrigir uma falha elétrica, por isso, quando o carro estava pronto pouco antes do almoço – quando a pista tinha secado – Bottas foi enviado para a pista antes do previsto.

Enquanto o finlandês terminou o dia com 68 voltas, a Mercedes também encerrou seus testes prematuramente, depois que engenheiros “encontraram algo nos dados que não gostaram” na última hora.

Jolyon Palmer melhorou no final para a Renault – que ele assumiu depois de Nico Hulkenberg à tarde – para saltar para o terceiro lugar com pneus macios.

Romain Grosjean e Antonio Giovinazzi – dois dos pilotos mais ocupados pela manhã para a Haas e Sauber, respectivamente – ficaram em quarto e quinto no final.

Giovinazzi brevemente ficou em quarto lugar com ultra macios, mas foi derrubado da posição quando Grosjean usou super macios nos últimos 15 minutos de um dia onde completou 118 voltas.

Sergio Perez conseguiu chegar ao terceiro lugar com uma saída com super macios no meio da tarde, conseguindo várias voltas em um bom ritmo, mas melhorias de outras equipes o empurraram de volta à sexta posição na bandeira quadriculada.

O sétimo lugar foi preenchido pela McLaren de Stoffel Vandoorne, que usou ultra macios novamente para ir pouca coisa mais rápido do que Fernando Alonso no mesmo pneu na quarta-feira.

Na parte inferior da tabela, a Toro Rosso teve um dia para esquecer, só completando uma volta na parte da manhã com Daniil Kvyat.

A equipe então optou por trocar seu motor Renault, com o objetivo de dar tanto à Kvyat e Carlos Sainz algumas voltas na parte da tarde, mas o STR12 nunca saiu da garagem.

A Williams foi incapaz de testar no último dia, devido a danos sofridos na quarta-feira quando Lance Stroll bateu o FW40.

O segundo teste de pré-temporada em Barcelona começa na terça-feira, 7 de março.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.