F1 – Raikkonen é punido e perde P9; Alonso pontua

domingo, 18 de abril de 2021 às 16:12

Alfa Romeo

Uma penalidade de 30 segundos fez Kimi Raikkonen perder o seu 9º lugar no GP da Emilia Romagna de hoje. Os comissários ouviram o finlandês e um representante da Alfa Romeo, além de reverem múltiplos ângulos de provas de vídeo, telemetria e rádio da equipe.

Na volta antes do reinício após a suspensão da corrida, Raikkonen rodou na Curva 3. O artigo 42.6 indica que o piloto pode retomar a sua posição, desde que o faça antes da primeira linha do Safety Car (SC1).

No início a equipe o instruiu o fazer, mas depois lhe disse para manter a sua posição. O Art 42.6 indica então que se um piloto não tomar a sua posição deve entrar no pitlane e só pode voltar a participar na corrida depois de todo o grid ter passado a saída do pit lane.

O Art 42.12 indica que durante uma largada em movimento, assim que o Safety Car apagar as luzes, “nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista até passar a linha”.

Neste caso, Raikkonen apanhou os carros à sua frente entre as Curvas 13 e 14, mas o Safety Car apagou as suas luzes aproximadamente na Curva 10. Isto parece ser uma instrução contraditória e a equipe instruiu o finlandês a não recuperar a sua posição, temendo que isto criasse um problema de segurança nas condições de chuva.

Eles contataram o Diretor de Prova por rádio, mas não houve tempo para uma resposta entre a sua chamada e o reinício.

Os comissários consideram ser uma contradição adicional o fato de que quando os carros estão atrás do Safety Car, estão proibidos de passar, mas quando estão atrás dele para um reinício, estão autorizados – embora as razões para um reinício de corrida sejam que as condições da pista não permitam uma largada parada.

No entanto, a regra que exige que um carro entre no pitlane se não recuperar a sua posição é consistente entre vários campeonatos, está no regulamento do esporte há vários anos e tem sido aplicada de forma consistente.

A penalização é obrigatória, assim os comissários consideraram que não tinham outra alternativa senão aplicar esta penalização por razões de coerência. A infração geralmente justifica uma pena de 10s de tempo de stop and go. Contudo, como foi avaliada após a corrida, foi convertida numa pena de 30 segundos, de acordo com o Artigo 38.3 do Regulamento.

Como resultado, Raikkonen cai da 9ª para a 13ª posição. Os dois carros da Alpine, de Esteban Ocon e Fernando Alonso, ficam com as últimas posições de pontuação.

EB - www.autoracing.com.br

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