F1 – Raikkonen é punido e perde P9; Alonso pontua
domingo, 18 de abril de 2021 às 16:12
Alfa Romeo
Uma penalidade de 30 segundos fez Kimi Raikkonen perder o seu 9º lugar no GP da Emilia Romagna de hoje. Os comissários ouviram o finlandês e um representante da Alfa Romeo, além de reverem múltiplos ângulos de provas de vídeo, telemetria e rádio da equipe.
Na volta antes do reinício após a suspensão da corrida, Raikkonen rodou na Curva 3. O artigo 42.6 indica que o piloto pode retomar a sua posição, desde que o faça antes da primeira linha do Safety Car (SC1).
No início a equipe o instruiu o fazer, mas depois lhe disse para manter a sua posição. O Art 42.6 indica então que se um piloto não tomar a sua posição deve entrar no pitlane e só pode voltar a participar na corrida depois de todo o grid ter passado a saída do pit lane.
O Art 42.12 indica que durante uma largada em movimento, assim que o Safety Car apagar as luzes, “nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista até passar a linha”.
Neste caso, Raikkonen apanhou os carros à sua frente entre as Curvas 13 e 14, mas o Safety Car apagou as suas luzes aproximadamente na Curva 10. Isto parece ser uma instrução contraditória e a equipe instruiu o finlandês a não recuperar a sua posição, temendo que isto criasse um problema de segurança nas condições de chuva.
Eles contataram o Diretor de Prova por rádio, mas não houve tempo para uma resposta entre a sua chamada e o reinício.
Os comissários consideram ser uma contradição adicional o fato de que quando os carros estão atrás do Safety Car, estão proibidos de passar, mas quando estão atrás dele para um reinício, estão autorizados – embora as razões para um reinício de corrida sejam que as condições da pista não permitam uma largada parada.
No entanto, a regra que exige que um carro entre no pitlane se não recuperar a sua posição é consistente entre vários campeonatos, está no regulamento do esporte há vários anos e tem sido aplicada de forma consistente.
A penalização é obrigatória, assim os comissários consideraram que não tinham outra alternativa senão aplicar esta penalização por razões de coerência. A infração geralmente justifica uma pena de 10s de tempo de stop and go. Contudo, como foi avaliada após a corrida, foi convertida numa pena de 30 segundos, de acordo com o Artigo 38.3 do Regulamento.
Como resultado, Raikkonen cai da 9ª para a 13ª posição. Os dois carros da Alpine, de Esteban Ocon e Fernando Alonso, ficam com as últimas posições de pontuação.
alfa romeo, comentarios f1, Comente sobre formula 1, gp imola f1, kimi raikkonen, melhor conteudo f1, melhor site f1, noticias f1 raikkonen, podcast f1, raikkonen f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.